Além do IPVA, quais são os impostos mais populares no Brasil?

O cidadão brasileiro precisa cumprir anualmente com diversos impostos obrigatórios, alguns sendo mais caros que outros. O valor obrigatória mais popular, principalmente pelo seu valor e consequências por não pagamento, é o IPVA.

Além desse imposto, o brasileiro também precisa estar atento ao cumprimento de outros valores populares. Veja quais são eles a seguir:

Como você já sabe, existem algumas taxas obrigatórias que o cidadão deve cumprir. O Imposto sobre  a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o  brasileiro precisa pagar anualmente um outro valor muito importante: O IPTU.

O que é o IPTU?

O  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo anual obrigatória cobrado de proprietários de imóveis em área urbana.

Esse imposto também pode ser cobrado de quem tem o domínio do imóvel, no caso de quem tem a posse do imóvel na data de cobrança do imposto.

Quanto custa?

É importante saber que o valor do IPTU é variável, vindo a depender de alguns fatores como: tamanho da propriedade, local do município onde está situada e estado em questão.

Isto quer dizer que algumas regiões podem possuir um imposto mais caro que outras, como é o caso do IPTU 2021 de São Paulo.

Quais as consequências de não cumprir com o IPTU?

Quem deixa de cumprir com o IPTU, pode ter seu nome inscrito na lista de dividas ativas do município, que se não for selecionada, gera confisco de bens.

Assim como indicam os parágrafos anteriores, cumprir com o IPTU é muito importante, por isso, vale a pena verificar o pagamento do IPTU em 2021.

Além do IPVA, que é um dos impostos mais importantes para proprietários de veículos, este também precisa cumprir com o CRLV.

O que é o CRLV?

A sigla CRLV corresponde ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, que funciona como um documento de identificação do veículo.

Este é o documento que comprova que o veículo está regular para circular nas vias das cidades e por isso, deve estar sempre com o motorista.

Quanto custa?

Diferente da maioria dos impostos para proprietários de veículos, o CRLV, ou licenciamento como também é chamado, não é tão caro.

O valor do licenciamento pode variar entre R$ 80 e R$ 200. Todos os anos, os proprietários são informados da cifra em questão.

Quais as consequências de não cumprir com o CRLV?

Como mencionado, o CRLV é um documento oficial e de porte obrigatório e portanto, não estar om o mesmo em dias pode gerar a cobranças de multas.

Além disso, o motorista recebe pontos na carteira e se chegar a exceder o número de pontos, pode ter o veículo confiscado.