Os Jogos da Juventude, que começaram na quarta-feira (13) em João Pessoa (PB), inauguraram o primeiro dia com provas de potência máxima do ciclismo, onde atletas do Norte e Nordeste conquistaram a maioria das medalhas. A competição, que reúne mais de 4 mil estudantes de 15 a 17 anos de todo o país, é uma das mais importantes para revelar talentos no esporte nacional.
Os Jogos da Juventude já revelaram vários atletas olímpicos brasileiros, incluindo a judoca Beatriz Souza e o velocista Alison dos Santos, que conquistaram ouro e bronze, respectivamente, nos Jogos de Paris. A cerimônia de abertura contou com a presença de estrelas olímpicas como Rebeca Andrade, bicampeã olímpica na ginástica artística, Caio Bonfim, prata na marcha atlética, e Edival Pontes, bronze no taekwondo.
A campeã olímpica no judô, Bia Souza, abriu oficialmente os Jogos da Juventude ao acender a pira da competição, durante cerimônia no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa. Paulo Wanderley, presidente do COB, destacou a importância dos Jogos da Juventude, que simbolizam a realização de sonhos e o começo de trajetórias que podem levar muitos atletas aos maiores palcos do esporte mundial.
A competição irá até 28 de novembro, com transmissão ao vivo no canal do Time Brasil (Comitê Olímpico do Brasil) no YouTube. Os Jogos da Juventude são uma oportunidade para mais de 4 mil jovens atletas de todas as partes do Brasil mostrar seu talento e a força do esporte como ferramenta de transformação.
