A TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), completa 17 anos no ar nesta segunda-feira (2). Neste período, a emissora pública alcançou um público de mais de 183 mil pessoas por minuto, possivelmente assistindo a produtos de telejornalismo, atrações infantis, séries, esportes, filmes, teledramaturgia, musicais e entretenimento.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a TV Brasil ocupa o 5º lugar entre as emissoras abertas mais assistidas do país, em todos os estados, mais o Distrito Federal. Em 2017, a audiência da TV Brasil alcançava o 27º lugar, na concorrência pela audiência com as grandes redes comerciais de comunicação.

A parceria com as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) permitiu que a TV Brasil alcance mais de 128 milhões de cidadãos. Atualmente, a RNCP conta com a operação de 126 emissoras de televisão e 162 geradoras de rádio, em todo o território nacional.

O diretor-presidente da EBS, Jean Lima, salienta que a TV Brasil é um patrimônio do povo brasileiro, com a missão de informar e prestar um serviço público, mostrando a identidade, cultura e pluralidade do país. Além disso, a emissora pública tem o papel de levar conteúdo de qualidade e entretenimento ao cidadão.

A emissora pública irá investir em conteúdos nacionais e regionais, no audiovisual brasileiro, no esporte, especialmente no futebol feminino, no entretenimento e na produção cultural, e no fortalecimento do jornalismo.

Para 2025, o presidente da EBC projeta que a emissora pública será protagonista na cobertura de dois eventos internacionais, como o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) e a Presidência do BRICS. A emissora também irá investir em conteúdo de qualidade, entretenimento e cultura para o cidadão.

A diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos, destaca o fortalecimento do jornalismo da comunicação pública na TV Brasil e o crescimento da participação de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública com conteúdos que valorizam a diversidade regional e cultural.

A diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, enfatiza o papel da TV Brasil de ser a mídia brasileira que oferece uma programação de qualidade e diversificada, que dialoga com a diversidade da população brasileira, e que tem foco na cultura, educação e informação.

A TV Brasil também é destacada como a instituição federal com maior engajamento nas redes sociais, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Isso foi alcançado a partir da criação de conteúdos exclusivos e escolhas acertadas do que vai ao ar, e da capacidade da TV pública de estabelecer um diálogo com seu público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *