As cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentam candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) na terça-feira (3). O projeto foi apresentado às Panam Sports, responsável pela realização dos Jogos, na semana passada. A escolha será decidida em 2025, em assembleia geral da entidade.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a candidatura conjunta consolida a vocação e o protagonismo do Rio e Niterói em sediar grandes eventos e deixar um legado para as cidades e a região metropolitana. Paes lembrou que o projeto das duas cidades será beneficiado pelo legado deixado pela realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a tradição esportiva da cidade, que já revelou vários medalhistas olímpicos, e acredita que a candidatura conjunta seja a mais forte para trazer o Pan-Americano de 2031 para o Brasil.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, disse que a candidatura conjunta pode ser uma vantagem para as duas cidades em relação à concorrência com São Paulo, que também oficializou seu interesse em organizar o evento. A escolha da sede ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização do Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai, em agosto do próximo ano.
