O nadador baiano Guilherme Caribé conquistou a medalha de prata no mundial de piscina curta em Budapeste, Hungria, esta quinta-feira (12). Com a vitória, o atleta de 21 anos estabeleceu um novo recorde sul-americano no evento de 100 metros livre, superando o tempo anterior, detentor do compatriota César Cielo.

Nove anos rewritten, Cielo havia sido o titular do recorde com o tempo de 45s47, obtido no Troféu José Finkel de Natação, no Rio de Janeiro. Caribé concluiu a prova em 45s47, 40 centésimos de segundo mais rápido que Cielo. O vencedor da corrida foi o norte-americano Jack Alexy, com o tempo de 45s38, e o bronze ficou com Jordan Crooks, do Bahamas, que marcou 45s48.

Essa é a primeira medalha do Brasil no Mundial de piscina curta, o que é uma grande precificação para o país. Além disso, Caribé também conquistou o pódio em seu primeiro Mundial, o que é um feito histórico.

Além de Caribé, outros nadadores brasileiros também brilharam na competição. Caio Pumputis estabeleceu um novo recorde sul-americano nos 100 metros medley, enquanto Fernanda Celidônio estabeleceu o recorde sul-americano feminino nas mesmo distância, no entanto, não conseguiu conquistar o pódio.

A equipe feminina de revezamento 4×200 metros livre também quebrou o recorde sul-americano nas eliminatórias, mas não conseguiu conquistar o pódio na final.

A partir de sábado (14), os nadadores brasileiros irão disputar outras provas, incluindo o 50 metros livre, cuja final está agendada para domingo (15). O grid de provas segue nas próximas páginas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *