A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a Avenida Atlântica, em Copacabana, na zona sul da cidade, será completamente interditada para o trânsito de veículos às 8h do dia 31 de dezembro, devido à festa de réveillon. A partir desse horário, somente os pedestres que passarem por revista da Polícia Militar poderão acessar a praia de Copacabana.
De acordo com a prefeitura, 17 ruas que dão acesso à Avenida Atlântica terão pontos de bloqueio com revista policial. Os pedestres também passarão por detectores de metal. Será proibido o acesso à festa com itens que possam causar perfurações ou cortes, incluindo garrafas de vidro.
A prefeitura mantém que nem sempre foi, nos réveillons do Rio de Janeiro, a principal razão de atendimento médico nos postos instalados pela prefeitura em Copacabana.
A Polícia Militar também acompanhará a movimentação dos visitantes com a ajuda de 78 torres de observação instaladas ao longo da orla e que contarão com câmeras de reconhecimento facial.
Além disso, o esquema de trânsito no bairro envolverá várias interdições e suspensão de vagas de estacionamento de rua, começando pela segunda-feira (30), quando a partir das 18h, 3 mil vagas do bairro serão suprimidas. A partir do primeiro minuto de terça-feira (31), ônibus fretados não poderão mais entrar no bairro.
A entrada de veículos de passeio em Copacabana será proibida a partir das 19h30. Só será permitido o trânsito de táxis e ônibus urbanos. Às 22h, a entrada de veículos será completamente bloqueada em Copacabana, inclusive para táxis e ônibus.
A festa de réveillon em Copacabana contará com shows de artistas renomeados como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Anitta, Dudu Nobre e Marcelo D2, e uma queima de fogos de 12 minutos na virada do ano.
A prefeitura também reforça que os quiosques e barracas de comércio da praia estão proibidos de cercar áreas para criar zonas exclusivas para clientes durante a festa, sob o risco de perderem a licença de operar na praia por todo o ano de 2025.
Além disso, a Comlurb, empresa municipal de limpeza urbana, terá 2 mil garis trabalhando para limpar a orla de Copacabana antes e logo após a festa. Em toda a cidade, serão 5 mil profissionais. A coleta de lixo domiciliar noturna será antecipada para as 15h do dia 31 em todos os bairros, exceto Copacabana, onde a coleta só será feita no dia 1º.
Quatro postos de atendimento médico serão montados em Copacabana, com 48 leitos, e 30 ambulâncias estarão de prontidão no bairro durante a festa. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as equipes dos hospitais da cidade serão reforçadas.
