Foi entregue, sexta-feira (3), pela Prefeitura do Rio, a reforma do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro. A obra, concluída semanas após a cidade do Rio de Janeiro apresentar a candidatura conjunta com Niterói ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
A pista de BMX, construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi totalmente reformada e conta com percurso de 350 metros feminino e 400 metros masculino, abrangendo uma área de cerca de quatro mil metros quadrados. Esse projeto é considerado um dos mais especializados no Brasil, segundo Pedro Queiroz, atleta de BMX da elite masculina, que destaca que “uma pista com esse padrão olímpico é especial. Temos algumas no Brasil, mas não chegam aos pés dessa. É muito importante para a evolução do nosso esporte”.
A candidatura conjunta entre o Rio de Janeiro e Niterói, que foi apresentada ao COB em dezembro de 2024, visa sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O COB vai elaborar o procedimento de escolha da representante do Brasil na disputa pela sede do Pan 2031, campeonato que ocorrerá em augus 2025, na cidade de Assunção, no Paraguai. Cada país pode apresentar somente uma candidatura, e, além do Rio e Niterói, o Estado de São Paulo também já expressou interesse em organizar o evento.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, acredita que a candidatura conjunta pode ser um ganho para as duas cidades em relação à concorrência com São Paulo. “A candidatura compartilhada é uma tendência do Comitê Olímpico Internacional. É um evento multiesportivo. São mais de 30 campeonatos pan-americanos em uma semana, de todas as modalidades”, esclareceu.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também realçou a importância da experiência em sediar importantes eventos esportivos, afirmando que “o Rio quer ser o celeiro dos esportes de alto rendimento. Estamos pleiteando o Pan de 2031 e a cidade já está pronta para receber esses Jogos”.
