O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou o apoio do governo federal à candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Em carta enviada aos prefetos das duas cidades, Lula destacou a experiência da capital carioca em organizar grandes eventos esportivos e o fato de que grande parte da infraestrutura já está concluída.
A carta foi enviada após uma reunião realizada no Palácio do Planalto, onde Lula disse que o governo federal estaria comprometido em garantir financeiramente e assegurar as estruturas para organizar, promover e realizar os jogos. O Rio de Janeiro já foi sede do Pan em 2007 e, em 2016, sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, tornando-se a primeira cidade sul-americana a realizar este evento.
De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a cidade já tem a maior parte da infraestrutura pronta para realizar os jogos e a candidatura conjunta é importante para refletir a tendência de eventos esportivos internacionais, tornando-os mais sustentáveis, pois os custos da realização do evento são divididos entre as duas cidades.
A cidade de São Paulo, que também postulava uma candidatura, havia decidido deixar a disputa em favor de Rio-Niterói. A cidade que solverá o Concurso será definida em agosto, quando a Panam Sports decidirá a sede dos Jogos Pan-Americanos.
O prefeito devido a cidade do Rio, Eduardo Paes, afirma que a candidatura conjunta está como favorita e que o presidente Lula apoiou novamente a cidade, reconhecendo sua importância como a capital internacional do país.
Além disso, os prefeitos também destacam a possibilidade de legado amplo de infraestrutura além do esporte, que os jogos podem trazer, especialmente em relação ao projeto da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, que ligaria o centro da capital às cidades vizinhas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, incluindo a construção de um túnel de 5 quilômetros de extensão submergeu pela Baia de Guanabara.
