A Seleção Brasileira de Basquete Masculino, já classificada, foi convocada para os últimos jogos das eliminatórias da Americup, que começam em fevereiro. A lista de 12 jogadores foi anunciada pelo técnico Aleksandar Petrovic e inclui novidades como o armador Yago Mateus, que não atuava pela Seleção Brasileira desde a Olimpíada em Paris, e o ala-armador Didi Louzada, já recuperado de lesão.
Petrovic escolheu jogadores que tinham experiência em vitórias recentes contra Uruguai e Panamá, em novembro, em Belém (PA). Entre os jovens incluídos estão os alas-pivô Mathias Alessanco e Márcio Santos, e o ala-armador Reynan.
A Seleção Brasileira disputará os jogos fora de casa, contra Uruguai e Panamá, respectivamente nos dias 21 e 24 de fevereiro. A lista de convocados inclui jogadores da equipe Estrela Vermelha (Sérvia), Flamengo, Corinthians, Sesi/Franca, Paulistano, Pinheiros, Real Betis (Espanha), RatioPharm Ulm (Alemanha), Kolossos (Grécia) e Hapoel Tel Aviv (Israel).
O técnico Petrovic projetou 100% de aproveitamento ao fim das eliminatórias, e destacou a importância da continuidade do grupo e a volta de jogadores importantes, como Yago Mateus e Didi Louzada. O Brasil busca o penta na Americup, após a frustração do vice-campeonato em casa, na última edição, em 2022.
As eliminatórias da Americup são disputadas por 16 seleções das Américas, divididas em quatro grupos. Apenas os três primeiros colocados em cada chave avançam à fase principal do torneio continental, em agosto de 2025, na Nicarágua.
