O Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou, na quarta-feira (29), a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A votação ocorreu em assembleia na capital fluminense, com 48 votos a favor, um contra e um em branco. A candidatura conta com o apoio do governo federal e visa aproveitar a experiência acumulada do Rio de Janeiro em sediar eventos esportivos importantes, como os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.

A cidade do Rio de Janeiro já sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007 e tem uma estrutura pronta para receber os eventos. Além disso, a construção da Linha 3 do Metrô é uma das apostas para o desenvolvimento da região metropolitana do Rio. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acredita que a candidatura terá sucesso e que a estrutura está pronta para receber os Jogos.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou que a candidatura visa elevar o país à condição de desenvolvido na educação, cultura e esporte. Ele acredita que a marca do Pan 2031 será um legado para o esporte e que as próximas gerações poderão aproveitar essa experiência.

A próxima etapa é oficializar a postulação até o dia 31 com a Panam Sports, instituição responsável pelos Jogos no continente. No dia 1o de maio, a Panam Sports vai divulgar quais cidades poderão permanecer na disputa. Além do Brasil, apenas o Paraguai oficializou uma candidatura, com a cidade de Assunção.

O presidente do COB, Marco La Porta, disse que a equipe trabalhará para que as cidades do Rio e Niterói sejam confirmadas como sede dos Jogos. Ele também disse que a equipe vai conversar com as confederações da América e com o Paraguai para ver se é possível fazer um acordo.

A candidatura foi oficializada após uma reunião entre os prefeitos do Rio e Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Foi assinada uma carta de garantias, em nome do governo federal, para ser apresentada à Panam Sports.

A expectativa é que a candidatura brasileira seja bem-sucedida e que o Rio de Janeiro e Niterói sejam confirmadas como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *