O Brasil destacou-se no primeiro dia do Surf Abu Dhabi Pro, circuito mundial de surfe, com seis atletas avançando para as oitavas de final masculinas. Três brasileiros se classificaram diretamente para a fase seguinte após ganhar as baterias: Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Yago Dora. Além disso, Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy garantiram vaga nas oitavas na repescagem.
No primeiro dia da competição, 36 atletas disputaram as baterias do qualificatório masculino, incluindo 11 brasileiros. No final, apenas 12 brasileiros permaneceram na competição. Cinco brasileiros não tiveram sucesso nas noites sessions e se despediram da competição: Edgard Groggia, Samuel Pupo, Ian Gouveia, João Chianca e Kauli Vaast.
As condições da competição, que foi disputada em uma piscina de ondas artificiais, estabelecem que cada atleta surfe 4 ondas, 2 para a direita e 2 para a esquerda. Somente os surfistas homens caíram na água no primeiro dia.
A repescagem, disputada no início da tarde no Brasil e à noite nos Emirados Árabes Unidos, definiu as últimas 4 vagas nas oitavas de final. Miguel Pupo, Deivid Silva, Mateus Herdy e o australiano Joel Vaughan levaram a melhor, garantindo a classificação para a fase seguinte.
A competição masculina prosseguirá no sábado com a realização das oitavas de final. Além disso, a competição feminina começará na sexta-feira, com o qualificatório e repescagem. Na reta final, os títulos masculino e feminino serão decididos nas quartas, semifinais e decisão de títulos.
A reta final da etapa de Abu Dhabi será no domingo, tanto no feminino quanto no masculino, com a realização das quartas, semifinais e decisão de títulos.
