Neste sábado (15), a emissora pública TV Brasil trouxe uma edição inédita do Xodó de Cozinha, apresentado pela chef Regina Tchelly. Nessa edição, Regina recebeu a engenheira agrônoma e pesquisadora Semíramis Ramos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa aborda o trajeto que os alimentos fazem até as feiras e o destino daqueles itens que costumam ser descartados depois.
Durante a atração, Regina visitou um fim de feira e recolheu alimentos que seriam jogados fora, incluindo o coco verde, uma fruta nutritiva e refrescante. Em seguida, leva o coco para a cozinha para preparar receitas saudáveis, saborosas e acessíveis. Ela e Semíramis prepararam quebra-queixo com carne de coco, vitamina de carne de coco com banana e maracujá, e arroz com carne de coco.
O conteúdo original da emissora pública prioriza a alimentação saudável, nutritiva, de baixo custo e com uso integral dos alimentos. O Xodó de Cozinha é transmitido às 13h e pode ser acompanhado no YouTube do canal e no app TV Brasil Play.
O Xodó de Cozinha é um programa que busca inciar a alimentação saudável e de baixo custo, com uma temporada de 26 episódios. Cada edição conta com um convidado especial para preparar receitas com um alimento específico e conversar sobre um tema. Foram recebidos convidados como Bela Gil, André Trigueiro e Sidarta Ribeiro, entre outros.
A chef Regina Tchelly tem uma linguagem característica que cativa o público e os entrevistados, fazendo com que os convidados sejam incríveis. “Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, declara.
O programa aborda questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira. Além disso, valoriza a cultura tradicional e afetiva, além de abordar pratos que evocam memórias e heranças culinárias.
O Favela Orgânica, idealizado por Regina Tchelly, é um projeto que promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, além de receber premios nacionais e internacionais por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos.
