João Fonseca, o jovem atleta de 18 anos, conversou na segunda-feira (17) sobre a sua vitória inédita no ATP 250 de Buenos Aires, no domingo passado (16). O brasileiro conquistou o primeiro título da carreira no circuito profissional de tênis, tornando-se o mais jovem a alcançar essa façanha.
Fonseca declarou que muita coisa mudou desde a conquista do título, especialmente em relação à sua vida como atleta. O vídeo realizado no Argentina foi “muito especial” e “inesquecível”, embora preferisse que fosse no Rio. No entanto, ele destacou que agora é importante se concentrar na disputa do Rio Open, começando com o francês Alexandre Müller na próxima terça-feira (18).
Para o jovem atleta, o momento de celebração passou e ahora é focar no presente e no futuro. “O que aconteceu é passado, e agora é focar no presente, no futuro, no que pode acontecer no Rio Open”, disse. Além disso, Fonseca admitiu que a repercussão do seu nome e a gordura são um pouco pesadas, mas também podem ser usadas como combustível para buscar novas conquistas.
Fonseca também falou sobre o efeito que a vitória teve sobre ele. “Estou muito feliz e orgulhoso de mim. E quero ver mais crianças me olhando como exemplo e inspiração. Isso me dá força para seguir querendo ser o número um do mundo”, disse. O atleta também destaca a importância de ser um exemplo para os jovens brasileiros que desejam seguir carreira esportiva.
Além disso, Fonseca falou sobre o seu sonho de jogar tênis e representar o Brasil. “É um sonho jogar tênis. É uma honra representar o Brasil. E estou fazendo o que gosto, o que amo. E ver pessoas se inspirarem em mim, me dá combustível para seguir lutando, seguir trabalhando cada vez mais duro, obter títulos. Acho que as coisas acontecerão naturalmente, junto com o trabalho duro. Não posso dizer que, diante de tudo o que está acontecendo, vou ser uma estrela do tênis, pois não é assim que funciona. O tempo dirá. Mas garanto que trabalho muito para chegar lá”.
