Nesta quarta-feira (26), o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, fez sua estreia na Fórmula 1, pilotando pela escuderia suíça Sauber em testes da pré-temporada no Circuito de Sakhir (Bahrein). Ele é o primeiro piloto brasileiro a participar da principal categoria de corridas de automobilismo desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017.
Na sessão vespertina, Bortoleto fez apenas oito voltas antes da suspensão, e não registrou tempo. Quando o fornecimento de luz foi reestabelecido, ele voltou à pista, completando 59 voltas e encerrando o treino em 12º lugar, apenas uma posição à frente do heptacampeão Lewis Hamilton, recém-chegado à Ferrari.
O piloto britânico Lando Norris, da McLaren, fez a volta mais rápida do dia (1m30s430), tempo 0seg1 menor que o segundo colocado Geroge Russel, da Mercedes. Bortoleto ainda volta a testar o carro C45 da Sauber nos próximos dois dias, quinta (27) e sexta (28), últimos dois dias de pré-temporada no Bahrein.
Gabriel Bortoleto, que foi contratado pela Sauber em novembro passado, tem como companheiro de equipe o alemão Nico Hülkenberg. O piloto brasileiro conquistou estáveis em sua carreira, começando a correr nos kart a partir de 2011, com apenas sete anos de idade. Ele foi campeão do Open Brasileiro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro e vice-campeão do Paulista, entre outras conquistas. Em 2018, Bortoleto deixou o Brasil para disputar competições na Europa, ganhando experiências em diferentes níveis. Em 2020, competiu na F4 italiana, terminando em quinto lugar, e nos anos seguintes, disputou a Fórmula Regional Europeia (Freca), onde obteve resultados notáveis, incluindo uma vitória e quatro pódios.
Com apenas 20 anos, Bortoleto é uma das jovens promessas do automobilismo brasileiro, e sua estreia na Fórmula 1 é um momento importante para o país. A abertura da temporada 2025 da F1 ocorrerá em 16 de março com o Grande Prêmio da Austrália.
