Seguindo as notícias de coloquialidade e cultura, esta edição do Tarde Nacional começa conversando sobre saúde, uma vez que 25 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Embora a doença tenha perdido a posição como a mais mortal do mundo com o surgimento do coronavírus, a OMS still declara que em 2023, 1,2 milhão de pessoas morreram no mundo. No Brasil, o país vai na contramão das metas da OMS para erradicar o problema, com 39,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes em 2023. As projeções apontam que, até 2030, a incidence será maior: 42,1 por 100 mil pessoas.

Em seguida, abordaremos os direitos humanos, com o 24 de março como o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Gravendas Violências dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vitimas. A data foi selada em 1980, quando o Arcebispo Oscar Arnulfo Romero foi assassinado no El Salvador, por sua luta para denunciar violências sofridas por comunidades vulneráveis do seu país. No Brasil, o país celebrou a efeméride pela primeira vez em 2013, e o Repórter Brasil, da TV Brasil, deu destaque ao tema nesta reportagem.

O 25 de março também é o Dia Internacional de Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros, data que não apenas homenageia aqueles que sofreram e morreram nas mãos do sistema brutal da escravidão, mas também conscientiza sobre os perigos do racismo e do preconceito. No Brasil, o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, foi o principal ponto de entrada de escravizados nas Américas, ao longo de três séculos. O espaço recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2017, como podemos conferir na reportagem da Agência Brasil, e um memorial às vítimas da escravidão, como destacou esta edição do Brasil em Dia, da TV Brasil, de 2023.

Aqui, também celebraremos a contribuição da comunidade árabe para o Brasil, com o Dia Nacional da Comunidade Árabe, data fixada em 25 de março. A efeméride também serve como estímulo de combate ao preconceito e à discussão dos problemas dos países árabes, muitos dos quais sofrem com guerra e violações dos direitos humanos. A Agência Brasil publicou essa reportagem em 2016.

Por fim, lembraremos a arte urbana, como a data 27 de março é o Dia Mundial do Grafite, homenageando Alex Vallauri, o pionero do grafite no Brasil, que morreu nesta data, em 1987. O Repórter Brasil, da TV Brasil, deu destaque à temática nesta edição de 2023.

E, por fim, menção-honorável para dois artistas nacionais que nasceram nesta semana: Leila Diniz, atriz que completaria 80 anos se estivesse viva, e Renato Russo, cujo aniversário seria de 65 anos se estivesse conosco. Ambos infelizmente nos deixaram de forma precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *