A etapa de Gold Coast, na Austrália, marcou o sexto evento da temporada da WSL (Liga Mundial de Surfe) e foi iniciada de forma muito positiva para os atletas brasileiros. Na noite de sexta-feira, oito surfistas do Brasil conseguiram avançar da primeira para a terceira fase da competição, incluindo o atual líder do ranking, Italo Ferreira. Além disso, dois outros atletas brasileiros, entre eles Luana Silva na chave feminina, caíram para a repescagem e buscarão se juntar aos demais na próxima etapa.
A próxima chamada para a competição está agendada para às 18h15 de sábado, no horário de Brasília. Italo Ferreira, o líder do ranking, deu um show em sua estreia, somando 16,03 pontos em uma bateria de alto nível contra dois surfistas australianos, Liam O’Brien e Julian Wilson. Com essa performance, ele avançou para a terceira fase, acompanhado de outros oito surfistas brasileiros que também obtiveram classificação direta para a próxima fase.
Dentre os brasileiros que avançaram, algumas baterias contaram com a presença de dois atletas do país, como no caso de Alejo Muniz e Miguel Pupo, que deixaram o sul-africano Matthew McGillvray para trás. Filipe Toledo e Ian Gouveia também repetiram esse feito, jogando o americano Griffin Colapinto para a repescagem. Samuel Pupo venceu sua bateria contra o americano Cole Houshmand e o indiano Rio Waina, enquanto Deivid Silva foi o melhor em sua bateria contra os havaianos Seth Moniz e Barron Mamiya.
João Chianca, conhecido como Chumbinho, ficou atrás do australiano Ethan Ewing, mas conseguiu ultrapassar o também australiano Jordan Lawler, garantindo sua vaga na terceira fase. Já Yago Dora venceu sua bateria contra o compatriota Edgard Groggia e o havaiano Jackson Bunch, com Groggia sendo enviado para a repescagem devido à terceira colocação.
Na chave feminina, Luana Silva enfrentou uma bateria difícil contra a americana Caitlin Simmers e a australiana Stephanie Gilmore, terminando em último lugar e, consequentemente, caindo para a repescagem. Ela buscará se recuperar e se juntar aos demais atletas brasileiros que já estão na terceira fase.
Essa etapa da WSL em Gold Coast promete ser muito disputada, com os atletas brasileiros mostrando um desempenho sólido desde o início. Com a próxima chamada agendada para o sábado, os fãs do surfe estarão ansiosos para ver como os brasileiros continuarão a se sair na competição. A classificação para a próxima fase é crucial, e cada bateria será disputada com intensidade e determinação pelos atletas.
