A Copa do Brasil de Futebol Feminino está de volta ao calendário oficial após um hiato de nove anos. A competição contará com a participação de 65 times, incluindo equipes das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro. Os confrontos e mandos de campo da primeira fase foram sorteados nesta sexta-feira (9) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

A competição começará no dia 21 de maio e a decisão do título ocorrerá em 19 de novembro. Times da elite do futebol feminino, como Corinthians, Ferroviária, São Paulo, Internacional e Cruzeiro, estrearão apenas na terceira fase. A Copa do Brasil feminina terá ao todo oito fases, todas com partidas únicas (mata-mata). No caso de empate, a definição ocorrerá em cobrança de pênaltis.

O torneio terá início com a fase preliminar, que contará com um único embate entre Juventude-SE e Paraíso-RO. O vencedor se juntará a outros 31 times na primeira fase, todos oriundos da Série A3 do Brasileirão. Na segunda fase, além das 16 equipes classificadas na primeira etapa, entrarão os 16 times da Série A2 (segunda divisão). Quem avançar disputará a terceira fase juntos com 16 times da Série A1 do Brasileirão. Os classificados irão às oitavas de final, quartas, semifinais até chegar à final.

A última edição da Copa do Brasil feminina ocorreu em 2016, quando o Audax/Corinthians levantou a taça após derrotar o São José-SP por 5 a 3 (placar agregado). A CBF divulgará nos próximos dias as datas, horários e locais das partidas.

Os confrontos da primeira fase são os seguintes:

* Grupo 1: Vencedor da fase preliminar (Juventude-SE ou Paraíso-RO)
* Grupo 2: Ipojuca (PE) x Atlético (BA)
* Grupo 3: Toledo (PR) x Brasil de Farroupilha (RS)
* Grupo 4: Pinda Ferroviária (SP) x São Raimundo (RR)
* Grupo 5: Realidade Jovem (SP) x Recanto (AM)
* Grupo 6: Ceará (CE) x Rolim de Moura (RO)
* Grupo 7: Tuna Luso (PA) x CRESSPOM (DF)
* Grupo 8: Operário (MT) x Prosperidade (ES)
* Grupo 9: Mixto (PB) x Operário (MS)
* Grupo 10: Vila Nova (GO) x Atlético Piauiense (PI)
* Grupo 11: Doce Mel (BA) x Iape (MA)
* Grupo 12: Tarumã (AM) x Juventude (SE) ou Paraíso (TO)
* Grupo 13: Criciúma (SC) x Pérolas Negras (RJ)
* Grupo 14: Ypiranha (AP) x Galvez (AC)
* Grupo 15: UDA (AL) x Coritiba (PR)
* Grupo 16: Manaus (AM) x Guarani de Paripueira (AL)
* Grupo 17: Itabirito (MG) x União (RN)

Os clubes sinalizados com asterisco são os mandantes dos jogos. A Copa do Brasil de Futebol Feminino promete ser uma competição emocionante e disputada, com as melhores equipes do país lutando pelo título. Com a volta da competição após nove anos, a expectativa é que o futebol feminino no Brasil ganhe ainda mais visibilidade e reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *