Os baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento garantiram suas vagas na final da prova C1 500 metros da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que está sendo realizada em Szeged, na Hungria. No primeiro dia de competição, na sexta-feira (16), eles lideraram suas respectivas baterias e se classificaram em primeiro lugar, demonstrando um desempenho impressionante.
A decisão por medalhas está programada para acontecer no sábado (17), às 5h03, horário de Brasília. A etapa de Szeged terminará no domingo (18), com mais provas emocionais para os atletas brasileiros. Isaquias Queiroz, especialista no C1 1000, que é a única distância incluída no programa de Los Angeles 2028, avançou à final do C1 500 com um tempo impressionante de 1min48s65, o melhor de todas as baterias nas semifinais.
Já Gabriel Nascimento se classificou em sexto lugar geral, após concluir a prova em 1min49s74. Isaquias lamentou ter ficado de fora da final da prova de C1 1000, na qual soma um ouro e duas pratas olímpicas, incluindo a última conquistada em Paris 2024. Ele fez o sexto melhor tempo das eliminatórias, mas foi eliminado na semifinal ao terminar a bateria na nona colocação, com um tempo de 4min18s01.
Isaquias destacou que a sequência de provas foi desgastante e que o seu método de remada é particularmente exigente. Ele mencionou que, mesmo antes de viajar para a Hungria, já havia sido questionado sobre a sua decisão de participar de todas as provas, considerando os curtos intervalos de tempo entre elas. No entanto, ele expressou gratidão por ter conseguido se classificar para a final do C1 500 e prometeu dar o seu melhor na prova do dia seguinte, além de se preparar para a prova do C2, se Deus quiser.
A delegação brasileira de canoagem é composta por outros talentos, incluindo Filipe Vinicius Santana Vieira, Jacky Jamel Nascimento Goodmann e Mateus Nunes Bastos de Souza. Esses atletas disputarão as eliminatórias no sábado (17) e, caso se classifiquem, competirão por medalhas no domingo (18), encerrando a etapa de Szeged com esperanças de conquistar mais medalhas para o Brasil.
Com a participação de Isaquias e Gabriel na final do C1 500, a expectativa é grande para a decisão por medalhas. A Copa do Mundo de Canoagem Velocidade é um evento importante para os atletas, que buscam se qualificar para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e demonstrar seu alto nível de competência em provas internacionais. A performance dos baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento é um exemplo inspirador para os jovens atletas brasileiros, mostrando que, com dedicação e esforço, é possível alcançar grandes conquistas no mundo da canoagem velocidade.
