Na quarta-feira (28), os brasileiros tiveram um excelente desempenho no torneio de duplas de Roland Garros, em Paris, na França. As duplas de Beatriz Haddad Maia com a alemã Laura Siegemund, Luisa Stefani com a húngara Timea Babos, e Orlando Luz com o croata Ivan Dodig conquistaram vitórias e avançaram para a segunda rodada.
A paulistana Bia Haddad, que havia sido eliminada da chave de simples do Grand Slam parisiense no dia anterior, conseguiu se recuperar e assegurou a primeira vitória ao lado de Siegemund. Como cabeças de chave número 13, elas derrotaram as francesas Leolia Jeanjean e Jessika Ponchet com uma vitória fácil por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. A parceria Brasil-Alemanha retornará à quadra na próxima sexta-feira (30) para enfrentar as japonesas Shuko Aoyama e Moyuka Uchijima.
Já a dupla formada pela paulista Luisa Stefani e a húngara Timea Babos, que haviam conquistado o título do WTA 500 de Estrasburgo no último sábado (24), também comemorou uma classificação tranquila à-pack segunda rodada. Em apenas 46 minutos, elas aplicaram 2 sets a 0, com direito a um “pneu” (6/0) na primeira parcial e 6/1 na seguinte.
A atleta Luisa Stefani expressou sua satisfação com a estreia, afirmando: “Grande estreia. Jogamos muito limpo de começo a fim. Sacamos muito bem e colocamos pressão no saque delas desde o início de cada set para conseguir alargar o placar. Muito feliz com o nível que jogamos hoje. Agora é preparar para a próxima rodada.” Com essa vitória, Stefani subiu da 37ª para a 31ª posição no ranking mundial de duplas.
Na disputa masculina, a parceria do gaúcho Orlando Luz com o croata Ivan Dodig, ex-número 1 do mundo, venceu de virada a estreia contra os donos da casa Geoffrey Blancaneaux e Valentin Royer, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4. Na segunda rodada, Luz e Dodig enfrentarão os vencedores do duelo entre os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz (cabeças de chave 3) e os poloneses Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski.
No entanto, outras duas duplas com brasileiros se despediram precocemente da competição. A parceria do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo foi superada na primeira rodada pela dupla do francês Manuel Guinard com Romain Ameodo (Principado de Mônaco), por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4). Já a dupla formada pelo gaúcho Marcelo Demoliner e o chileno Nicolar Jarry conquistou o primeiro set na estreia, mas não conseguiu manter a vantagem e perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (10-6).
Adiante, na quinta-feira (29), o carioca Fernando Rombolli, em parceria com o britânico John-Patrick Smith, disputará a primeira rodada contra os irmãos gregos Stefanos e Petros Tsisipas, às 7h10 (horário de Brasília). Além disso, o jovem carioca João Fonseca, de 18 anos, encarará o anfitrião Pierre-Hugues Hebert, de 34 anos, às 11h, pela segunda rodada da chave principal de Roland Garros. Se vencer, Fonseca pode enfrentar, nas próximas rodadas, adversários como o britânico Jack Draper (5º), o italiano Jannik Sinner (1º), o alemão Alexander Zverev (3º), o sérvio Novak Djokovic (6º) e, possivelmente, o espanhol Carlos Alcaraz (2º) na final.
