A noite fria de sexta-feira (30) em São Paulo será inesquecível para Dudinha, a jovem atacante de 19 anos que fez sua estreia como titular da seleção feminina de futebol do Brasil. Ela comandou a vitória brasileira sobre o Japão por 3 a 1 em um amistoso realizado na Neo Química Arena, que serviu de preparação para a Copa América, que será disputada em julho no Equador.

A partida marcou a sexta vitória do Brasil sobre as japonesas em 16 jogos, com três empates e sete vitórias da seleção asiática, campeã mundial em 2011 e atualmente em quinto lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). As brasileiras, que ocupam a oitava posição no ranking, terão a oportunidade de igualar o histórico na próxima segunda-feira (2), em um novo amistoso no Estádio Cicero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).

A equipe titular escalada pelo técnico Arthur Elias contou com cinco jogadoras que disputam o Campeonato Brasileiro Feminino, transmitido ao vivo pela TV Brasil: a lateral Fê Palermo (Palmeiras), as zagueiras Isa Haas (Cruzeiro) e Mariza (Corinthians), a meia Duda Sampaio (Corinthians) e Dudinha (São Paulo).

A primeira grande chance brasileira foi justamente com Dudinha, que aos dez minutos aproveitou o erro na saída de bola das japonesas e invadiu a área pela direita. No entanto, a zagueira Moeka Minami acertou o pé da atacante e a derrubou, mas a arbitragem nada marcou. As japonesas responderam rápido, com a atacante Mina Tanaka recebendo nas costas das zagueiras, driblando a goleira Lorena e marcando o primeiro gol.

No entanto, o lance em Dudinha teve revisão da arbitragem de vídeo (VAR), que viu o toque de Minami no pé da brasileira. O gol foi anulado e a penalidade máxima acabou marcada. Kerolin cobrou a penalidade, mas chutou para fora.

O Brasil manteve a pressão no campo adversário e, aos 26 minutos, um desarme de Angelina deu início ao primeiro gol (válido) da noite. A volante lançou Dudinha na diagonal, do meio para a direita, e a atacante escapou do carrinho de Minami e bateu no ângulo da goleira Ayaka Yamashita. Foi um golaço, o primeiro de Dudinha pela seleção principal.

Aos 41 minutos, Dudinha brilhou novamente. Em um contra-ataque brasileiro, ela recebeu de Kerolin e chutou da entrada da área. A goleira deu rebote e a própria atacante apareceu na pequena área para concluir às redes.

No segundo tempo, o Japão assustou no começo, com um chute da meia Aoba Fuijno que parou no travessão. A resposta brasileira veio com outro gol, aos nove minutos, quando Kerolin recebeu na área, pela esquerda, da também atacante Gio Garbelini e finalizou na saída de Yamashita.

As asiáticas tiveram a chance de diminuir o prejuízo aos 19 minutos, em um pênalti cometido pela atacante Luany, que escorregou ao tentar desarmar a zagueira Hiraku Kitagawa na área brasileira e acabou tocando a bola com o braço. No entanto, a cobrança da meia Fuka Nagano foi fraca, e Lorena defendeu.

Aos 20 minutos, os cerca de 33 mil torcedores presentes na Neo Química Arena iniciaram o coro pedindo Marta, a craque da seleção feminina que não era convocada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *