O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, na última terça-feira (3), três portarias que detalham a autorização de 2.021 vagas para a edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Essa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira pública.

De acordo com as portarias, o CNU de 2025 oferecerá um total de 3.652 vagas, distribuídas entre 36 órgãos da administração pública. As portarias formalizam a autorização de criação das vagas e são um importante passo para a realização do concurso.

A primeira portaria, nº 4.264/2025, destina 21 vagas para o cargo de técnico de assuntos educacionais na Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Já a Portaria nº 4.265/2025 autoriza 300 vagas para o cargo de analista do seguro social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Portaria nº 4.266/2025 é a mais abrangente, contemplando 1.700 vagas distribuídas entre vários órgãos e entidades, incluindo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Comando da Marinha, Comando do Exército, Hospital das Forças Armadas, Comando da Aeronáutica, Agência Nacional de Mineração, Agência Nacional de Aviação Civil, entre outros.

Do total de vagas ofertadas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para os de nível intermediário. Além disso, 2.480 vagas serão de provimento imediato, e 1.172 destinadas ao provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.

Os cargos do CNU serão organizados em nove blocos temáticos, o que permite que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo dentro do mesmo bloco e definam a ordem de preferência, em caso de aprovação. Isso é uma grande vantagem, pois os candidatos podem aumentar suas chances de serem aprovados.

O cronograma do concurso está definido, com a previsão de que a divulgação do edital será até julho, quando será aberto oficialmente o período de inscrições. As provas serão aplicadas em duas datas em 228 municípios de todas as regiões do país. As provas objetivas de todos os cargos estão agendadas para 5 de outubro, e somente os aprovados na primeira fase serão convocados a fazer a discursiva da segunda fase do CNU 2025, em 7 de dezembro.

O resultado final com os nomes dos aprovados será conhecido em fevereiro de 2026. O Ministério da Gestão criou um site que reúne todas as informações oficiais sobre o CNU 2025 e deve ser considerado a principal fonte de consulta pelos candidatos.

Em resumo, o CNU 2025 é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira pública. Com um total de 3.652 vagas ofertadas, distribuídas entre 36 órgãos da administração pública, o concurso oferece uma grande variedade de opções para os candidatos. Além disso, a organização do concurso em nove blocos temáticos permite que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo dentro do mesmo bloco e definam a ordem de preferência, em caso de aprovação. Com o cronograma definido e a previsão de que a divulgação do edital será até julho, os candidatos devem começar a se preparar para o concurso o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *