A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas está muito próxima de conquistar o título da Copa América. Pela primeira vez, a equipe brasileira irá disputar o título contra os Estados Unidos, durante a partida marcada para às 19h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, Colômbia. A partida contará com transmissão ao vivo online no canal da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).

Ambas as equipes, ao avançarem à final, garantiram presença no Mundial da modalidade em 2026, que será realizado em Ottawa, Canadá. A seleção brasileira feminina busca seu segundo título continental, tendo conquistado o primeiro em 2013, quando nem EUA nem Canadá competiam. Nos últimos anos, os torneios finais foram dominados por equipes canadenses e norte-americanas.

A equipe brasileira permanece invicta na competição e se classificou à decisão após derrotar a Argentina por 50 a 39, na semifinal. Antes disso, a campanha brasileira na Copa América somou vitórias na fase de grupos contra Canadá, Costa Rica e El Salvador, além de uma vitória nas quartas de final contra o Peru. Além do título de 2013, a seleção feminina conquistou o bronze em 2017 e 2022, com vitórias sobre a Argentina em ambas as oportunidades.

A equipe norte-americana também chega à final com 100% de aproveitamento, após avançar à decisão após uma vitória fácil na semifinal contra o Canadá por 75 a 45. As demais vitórias foram na primeira fase contra Argentina, México e Peru, além de uma vitória nas quartas contra El Salvador.

A seleção brasileira avançou à final após derrotar a Argentina por 50 a 39 na noite de quarta-feira (13). Agora, a equipe volta à quadra às 19h30 desta quinta (14) em busca do segundo título no torneio continental.

Além da competição feminina, a partir desta sexta (15) tem início a competição masculina da Copa América, que se estenderá até a próxima quarta (20). A seleção brasileira masculina está no grupo B, ao lado de Estados Unidos, México e Colômbia. Na chave A estão Canadá, Argentina, Porto Rico e Venezuela. É um momento emocionante para o basquete em cadeira de rodas brasileiro, com a equipe feminina buscando o título e a equipe masculina se preparando para suas partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *