Inscrições para Curso de Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana Encerram na Terça-Feira
As inscrições para o curso "Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana" terminam nesta terça-feira, 1º de agosto. O curso é oferecido pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e é destinado a servidores públicos.
O curso tem como objetivo capacitar os servidores públicos sobre direitos e políticas públicas para quilombolas, povos tradicionais, de terreiro e ciganos. As inscrições podem ser feitas no site da Enap e o curso será realizado online, com 35 vagas disponíveis.
Conteúdo do Curso
O curso terá uma carga horária de 20 horas e будет ministrado a partir do dia 28 de julho. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado. Os conteúdos abordados incluem:
- Fundamentos e relações entre cultura e identidade na constituição de direitos dos povos de terreiro;
- Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana como lócus de resistência da diáspora;
- Raça, racismo religioso e racismo ambiental na sociedade brasileira;
- Marcos legais: reconhecimento jurídico-formal e Matriarcado e tradições de matriz africana.
Importância do Curso
Segundo a coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, Eloá Moraes, o curso representa um compromisso do governo federal com a qualificação da gestão pública, visando à melhoria da prestação de serviços à população, com atenção especial aos quilombolas, povos e comunidades tradicionais de terreiro e ciganos, que historicamente foram vulnerabilizados pelo racismo institucional.
Destaque
O curso é uma oportunidade importante para que os servidores públicos sejam capacitados para atender às necessidades específicas dessas comunidades, que enfrentam desafios históricos e atuais em relação à garantia de seus direitos. A formação oferecida pelo Ministério da Igualdade Racial e a Enap pode contribuir significativamente para a melhoria da gestão pública e a redução das desigualdades raciais no Brasil.
Informações Adicionais
- Data de início do curso: 28 de julho
- Carga horária: 20 horas
- Número de vagas: 35
- Forma de realização: online
- Certificado: sim
- Inscrições: até 1º de agosto no site da Enap
É fundamental que os servidores públicos interesados não percam a oportunidade de se inscrever para esse curso, que pode ser um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
