Uma façanha para poucos brasileiros na história do tênis. O carioca João Fonseca, de 18 anos e cinco meses, entrou pela primeira vez no top 100 do ranking mundial da Associação de Tênis Profissional (ATP) na segunda-feira (27). Fonseca, que debutou este ano na carreira profissional, subiu 32 posições após conquistar dois títulos consecutivos: o Next Gen ATP Finals, em Jedá (Arábia Saudita), e o Challenger de Camberra (Austrália).
Com a atualização do ranking, Fonseca passou a ocupar a 99ª colocação, tornando-se o segundo tenista brasileiro a ingressar no seleto grupo, após o espanhol Carlos Alcaraz, que fez isso com 18 anos e 19 dias de idade. Além disso, outros dois brasileiros figuram entre os 100 mais bem colocados na lista da ATP: o paranaense Thiago Wild ocupa a melhor posição (76º lugar) e o cearense Thiago Monteiro está em 100º lugar.
João Fonseca debutou na carreira profissional este ano e abriu a temporada em 145º lugar. No entanto, após sua performance no Challenger de Camberra e no Next Gen ATP Finals, ele subiu 32 posições e alcançou a 113ª colocação. Em seguida, ele surpreendeu o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na primeira rodada de simples do Aberto da Austrália, aplicando 3 sets a 0 no adversário.
Fonseca voltou a treinar com a equipe brasileira para a Copa Davis, torneio masculino entre nações, que será disputado no próximo fim de semana. O primeiro jogo do Brasil será contra a França, na casa dos adversários, na cidade de Orleans. João Fonseca já se juntou aos treinamentos da equipe amarelinha em Orleans e vive a expectativa da estreia.
“Foi um pouco de correria, mas consegui dar uma ambientada, bater uma bolinha. Sentir como é. É uma quadra mais rápida do que a outdoor. Joguei bastante indoor no fim do ano. Consegui aprender a jogar melhor. Estou ambientado. Estou me sentindo bem aqui. Foi um bom treinamento. Espero continuar assim, nessa mesma vibe”, disse o carioca em depoimento à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
