A seleção brasileira de vôlei masculino se reinventou em quadra neste sábado (14) diante da invicta Ucrânia, após uma atuação inexpressiva nos dois primeiros sets, na terceira partida da Liga das Nações de vôlei masculino (LNV), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Um dos principais nomes da virada do placar foi o oposto Alan, recém-recuperado de uma infecção urinária, que entrou no final da segunda parcial e foi fundamental para a reação do Brasil.

A Ucrânia começou forte, ganhando os dois primeiros sets por 25/19 e 25/14, mas o Brasil se reencontrou em quadra na terceira parcial, decisiva para o time seguir vivo na partida. Com uma defesa melhorada e um inspirado Cachopa distribuindo bolas, os brasileiros somaram pontos no ataque e no bloqueio. Além de Alan, que foi o maior pontuador da seleção com 21 acertos, o jovem Lukas Bergann e o central Flávio (capitão) também brilharam, anotando 12 pontos cada um.

A vitória do Brasil veio no tie-break, com parciais de 19/25, 14/25, 25/22, 25/23 e 15/10. A seleção ocupa agora a quarta posição na classificação geral com seis pontos (duas vitórias e uma derrota). No topo da tabela está a Polônia, seguida de Eslovênia (2ª) e Japão (3º).

O capitão da seleção, Flávio, analisou a atuação do Brasil após a vitória. “São várias sensações, principalmente após um jogo difícil como esse, difícil em todos os aspectos, fisicamente e mentalmente. A gente já sabia, tinha estudado que a equipe deles teria um início de jogo muito forte. Duas das principais características deles são o saque e o ataque. A gente sofreu isso, não só nos dois primeiros sets, durante toda a partida. Mas uma outra sensação é a felicidade, a alegria de conseguir sair da situação de dificuldade”, comemorou.

A Liga das Nações de Vôlei reúne as 18 melhores seleções do mundo na fase preliminar, com 15 rodadas. As equipes constam do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Além de atuar em casa, a seleção jogará nos Estados Unidos e no Japão. Apenas as oito primeiras colocadas na fase preliminar avançarão às quartas de final (eliminatória).

Os próximos jogos do Brasil na Liga das Nações são:

* 15 de junho (domingo) – Brasil x Eslovênia – 10h – Rio de Janeiro
* 25 de junho (quarta) – Canadá x Brasil – 18h – Chicago, Estados Unidos
* 26 de junho (quinta) – Brasil x República Popular da China – 18h – Chicago, Estados Unidos
* 28 de junho (sábado) – Brasil x Itália – 18h – Chicago, EUA
* 29 de junho (domingo) – Brasil x Polônia – 18h – Chicago, EUA
* 16 de julho (quarta) – Argentina x Brasil – 00h – Chiba, Japão
* 18 de julho (sexta) – Brasil x Japão – 7h20 – Chiba, Japão
* 19 de julho (sábado) – Turquia x Brasil – 3h30 – Chiba, Japão
* 20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil – 2h30 – Chiba, Japão

A seleção brasileira precisa continuar a fazer um bom trabalho para avançar na competição e conquistar um bom resultado. Com a vitória sobre a Ucrânia, o Brasil deu um importante passo para alcançar esse objetivo. Agora, é preciso manter a concentração e a determinação para enfrentar os próximos desafios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *