A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia, atualmente ranqueada como número 22 do mundo, viveu um dia difícil no WTA 500 de Londres, disputado na quadra de grama do tradicional Quen’s Club. Ela enfrentou a norte-americana Ema Navarro nas oitavas de final e, após uma partida emocionante, acabou sendo eliminada.
A partida começou com Bia dominando, vencendo o primeiro set por 6/1. No segundo set, a brasileira continuou forte e abriu 4 a 3, mas Navarro se recuperou e a decisão foi levada ao tie-break. Bia liderava por 4 a 2 quando a partida foi interrompida devido a um torcedor que passou mal na arquibancada. Após a interrupção, a brasileira pareceu se desconcentrar e cometeu erros não-forçados, permitindo que Navarro vencesse o set por 7/6 (7-4).
No terceiro e decisivo set, Navarro impôs seu jogo e aproveitou as duplas-faltas de Bia para quebrar o serviço da brasileira no oitavo game. Bia ainda conseguiu salvar dois match-points, mas sucumbiu no terceiro, e Navarro fechou a parcial em 6/4, selando a vitória por 2 sets a 1, após 2h47minutos.
Ainda na mesma tarde, Bia voltou à quadra para disputar a prova de duplas femininas, ao lado da espanhola Cristina Bucsa. No entanto, o dia não estava favorável para a brasileira, e a parceria Brasil-Espanha foi superada pela dupla cazaque formada por Yulia Putintseva e Elena Rybakina, por 2 sets a 1 (3/6, 7/5 e 6/10).
Quem permanece no torneio londrino é a paulista Luisa Stefani, em parceria com a húngara Timea Babos. Elas disputarão as quartas de final contra a dupla chinesa-australiana formada por Shuai Zhang e Ellen Perez, cabeças de chave número 3, a partir das 8h (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Luisa Stefani e Timea Babos, campeãs do WTA 500 de Estrasburgo há menos de um mês, venceram com tranquilidade sua estreia, derrotando a parceria australiana-croata formada por Daria Kasatkina e Donna Vekic por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).
Já a paulista Laura Pigossi, medalhista olímpica ao lado de Luisa Stefani nos Jogos de Tóquio em 2021, avança para as semifinais de duplas do WTA 125 de Valência, na Espanha. Ela e sua parceira, a norte-americana Maken Jones, se classificaram após derrotar a dupla russa-japonesa formada por Ekaterina Yashina e Ito Aria por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0.
Esses resultados mostram o talento e a determinação das tenistas brasileiras, que continuam a se destacar nos torneios internacionais. Bia Haddad Maia, Luisa Stefani e Laura Pigossi são apenas alguns exemplos de atletas que honram o esporte brasileiro e inspiram novas gerações de tenistas.
