Aos 89 anos, o ex-jogador de basquete brasileiro Amaury Pasos, campeão mundial em 1959 e 1963, e medalhista olímpico, faleceu na noite de quinta-feira (12) em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada. Pasos é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro e foi eleito duas vezes o jogador mais valioso (MVP) em posições diferentes (ala e armador). Ele também é o único atleta eleito para o Hall da Fama da modalidade.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou a morte do ícone da modalidade e declarou um luto de três dias na entidade. A presidente da CBB, Guy Peixoto, disse que Amaury foi “um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete” e que sua falta é irreparável.

O basquete brasileiro amanheceu de luto com a despedida de Amaury Pasos. O ex-jogador também foi lenda no basquete do Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro e três vezes campeão paulista, entre 1966 e 1972. Em outubro passado, o clube paulista inaugurou um busto em homenagem a Amaury Pasos no Ginásio Wlamir Marques, que contou com a presença do ex-atleta.

O velório de Amaury Pasos ocorrerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, na capital paulista, a partir das 10h. A cerimônia prosseguirá até as 18h (horário de Brasília).

O legado de Amaury Pasos é considerado eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações. Seu passo a seguir será lembrado como um dos maiores da história do basquete brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *