O Brasil fechou a primeira vez na história para as quartas de final do Mundial de Handebol masculino, após vencer a Suécia por 27 a 24 na segunda fase da competição. Com o segundo triunfo consecutivo, os brasileiros tomaram o vice-liderança do Grupo III, superando a Suécia na tabela de classificação, que é tetracampeã e tem três medalhas de prata no currículo.
No jogo, o Brasil marcou muito bem no primeiro tempo, tomando apenas nove golos, o que lhe deu uma boa vantagem para a segunda etapa. O goleiro Rangel fez novamente uma partida magnifica, tornando-se fundamental para o sucesso da equipe. O técnico Marcus Tatá destacou que, quando o goleiro de um time tem um aproveitamento de mais de 40%, a tendência é que a partida fluía positivamente para essa equipe.
A vitória contra a Suécia é mais uma conquista importante para o Brasil, que também havia vencido a Noruega na primeira rodada. Isso significa que a seleção brasileira teve dois triunfos consecutivos contra equipes européias, o que é um feito inédito na história da seleção.
O Brasil ainda tem chance de garantir o primeiro lugar na chave, enfrentando a Espanha na próxima rodada, às 14h de domingo (26).
O técnico Marcus Tatá analisou a vitória: “Marcamos muito bem no primeiro tempo, tomamos apenas nove gols e isso nos deu uma boa vantagem para a segunda etapa. Rangel fez mais uma vez uma grande partida e a gente sabe que quando o goleiro de um time tem aproveitamento de mais de 40% a tendência é que a partida flua positivamente para essa equipe”.
Para o treinador, o Mundial é o início de uma evolução planejada pela seleção brasileira, que não conseguiu se classificar para o Pré-Olímpico e está buscando criar um novo ciclo na modalidade no Brasil.
A produção do Brasil em Mundiais é de 16 participações consecutivas, e antes de hoje o melhor resultado conseguido foi o 9º lugar na edição de 2019. A atual campeã mundial é a Dinamarca, que se tornou o primeiro país a conquistar o tricampeonato consecutivo em 2023.始化 o Brasil terminou a competição em 17º lugar.
