O Brasil foi escolhido como sede dos próximos Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e de Ginástica Rítmica, que serão realizados em 2026. A decisão foi tomada durante a assembleia geral ordinária da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG), que ocorreu na última segunda-feira, dia 16.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta, “faz parte do planejamento estratégico da Confederação o objetivo de manter o Brasil como potência nas competições e como promotor de grandes eventos”. Motta destacou que o objetivo é que o esporte de ginástica conquiste um espaço cada vez maior no coração das brasileiras e dos brasileiros, e que para isso, nada melhor do que trazer para o país competições importantes, onde o público possa ver os grandes talentos do continente e do planeta.

Esses campeonatos são mais um grande evento da modalidade que será sediado no Brasil, que já irá receber o Mundial de Ginástica em agosto de 2025, na cidade do Rio de Janeiro. E a Cidade Maravilhosa já começou a entrar no clima da competição, com a realização do Campeonato Brasileiro de Ginástica no último final de semana, que serviu como evento teste para o Mundial.

O Campeonato Brasileiro de Ginástica foi realizado na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, e contou com a participação de grandes atletas do país. Um dos destaques do evento foi a finalista olímpica Bárbara Domingos, que conquistou o título do individual geral com um total de 113.450 pontos. A prata ficou com Geovanna Santos da Silva, que somou 105.350 pontos, enquanto Ana Luísa Neiva completou o pódio com 104.200 pontos.

A atleta Bárbara Domingos chamou a atenção do público com uma apresentação cheia de brasilidade no aparelho maças, ao som de “Garota de Ipanema”. Com uma série marcada por tons de samba, Bárbara mostrou mais uma vez sua força e talento, encantando o público e provando seu valor como uma das principais atletas do país.

A escolha do Brasil como sede dos Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e de Ginástica Rítmica é um grande incentivo para o esporte no país, e deve ajudar a promover a modalidade e a atrair mais pessoas para as competições. Além disso, a realização de eventos importantes como esses pode ajudar a desenvolver a ginástica no Brasil, e a criar oportunidades para que os atletas brasileiros sejam vistas e reconhecidas internacionalmente.

Com a realização do Mundial de Ginástica em 2025 e dos Campeonatos Pan-Americanos em 2026, o Brasil estará no centro das atenções do esporte de ginástica, e terá a oportunidade de mostrar seu potencial e sua força na modalidade. E com atletas como Bárbara Domingos, que são um exemplo de dedicação e talento, o país tem tudo para conquistar grandes resultados e se tornar uma potência na ginástica mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *