A noite de quarta-feira-feira será dedicada a um clássico da América do Sul entre a seleção brasileira e a Uruguai em Salvador, Bahia, na 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida, às 21h45 hora de Brasília, terá transmissão ao vivo pela Rádio Nacional com narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Bruno Mendes.
O jogo também pode ter um toque de revanche, pois os uruguaios eliminaram os brasileiros nos pênaltis na Copa América em junho, em Las Vegas, nos Estados Unidos. No entanto, o histórico de jogos entre Brasil e Uruguai registra 80 partidas, com 38 vitórias da seleção, 21 da Celeste e 21 empates.
O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, garantiu que o jogo será difícil e complicado para ambos os times. “Vamos tentar criar o máximo possível e tentar neutralizar o nosso adversário. A torcida pode esperar a mesma entrega de sempre da seleção brasileira”, disse durante a coletiva de imprensa na segunda-feira.
A novidade na equipe brasileira é a presença de Danilo na lateral-direita, substituindo o suspenso Vanderson. O treinador deve manter a maior parte dos jogadores da equipe titular nos últimos jogos das Eliminatórias.
Após um ano no comando da seleção, Dorival tem seis vitórias, seis empates e uma derrota em 13 jogos. Ele assumeu a função e o Brasil ocupava a sexta posição na tabela das Eliminatórias, com sete pontos.
“Espero que daqui para frente os resultados sejam melhores pelo que estamos vendo nos treinamentos. Essas três apresentações de setembro, outubro e novembro nos deram um contato maior e ajudou a diminuir a distância entre o que está proposto e o que está sendo assimilado”, disse Dorival.
A equipe brasileira deve iniciar a partida com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vinicius Júnior, Igor Jesus e Savinho.
Por outro lado, o técnico uruguaio, Marcelo Bielsa, não poderá contar com o meio-campista Ugarte, que foi crucial na vitória por 3 a 2 sobre a Colômbia na última rodada, e o lateral-direito Nández, suspenso. Bielsa deve substituí-los respectivamente por Rodrigo Aguirre e Guillermo Varela.
A expectativa é que a seleção uruguaia inicie a partida com Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Aguirre e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo.
