O Brasil, maior potência do futebol de cegos entre os homens, está disputando pela primeira vez uma Copa do Mundo feminina da modalidade. A competição teve início no domingo (5) em Kochi, na Índia, e a estreia das brasileiras não poderia ter sido melhor. Elas venceram as donas da casa por 1 a 0, com o gol da vitória marcado por Eliane Gonçalves, a atleta mais experiente da equipe, aos seis minutos do segundo tempo.
No futebol de cegos, os jogos são disputados em dois tempos de 20 minutos, com cinco atletas de cada lado, sendo quatro cegos e um goleiro com visão normal. A brasileira Eliane Gonçalves conseguiu finalizar com a ponta do pé, centímetros antes de a bola entrar na área e poder ser defendida pela goleira indiana Harshada Sandeep. As duas chegaram a trombar e ficaram caídas, mas a emoção falou mais alto e Eliane logo se levantou para celebrar com as companheiras.
As brasileiras voltam a jogar à meia-noite de terça-feira (7), pelo horário de Brasília, contra a Inglaterra. A participação na primeira fase chega ao fim na quarta-feira (8), às 8h, diante da Polônia. Os dois primeiros colocados avançam às semifinais, previstas para sexta-feira (10), onde terão pela frente as duas melhores campanhas do outro grupo, que tem Argentina, Canadá, Japão e Turquia. A final será no sábado (11).
A seleção brasileira feminina de futebol de cegos enfrentou um longo deslocamento de mais de 20 horas de viagem de São Paulo a Kochi e treinou pela primeira vez em solo indiano na última sexta-feira (3). A TV Brasil acompanhou o último treino das brasileiras antes do embarque para o Mundial.
Esta é a segunda edição da Copa do Mundo de futebol de cegas, com a primeira ocorrendo em Birmingham, na Inglaterra, em 2023. O título ficou com a Argentina, que derrotou o Japão na final por 2 a 1. O Brasil ainda não tinha uma seleção feminina na época.
O futebol de cegos ainda não faz parte do programa da Paralimpíada para o naipe feminino, mas o masculino está presente desde 2004, em Atenas, na Grécia. O Brasil foi campeão das cinco primeiras edições e conquistou o bronze nos Jogos de Paris, na França, em 2024. Em Mundiais, o futebol de cegos brasileiro também é dominante, com cinco títulos, e na última edição, realizada em Birmingham, há dois anos, a seleção canarinho ficou na terceira posição.
A participação da seleção brasileira feminina de futebol de cegos na Copa do Mundo é um marco importante para o esporte no país e uma oportunidade para as atletas brasileiras mostrarem seu talento e habilidade. Com a transmissão ao vivo dos jogos no canal de YouTube da Federação Internacional de Esportes para Deficientes Visuais (Ibsa), os fãs de futebol de cegos de todo o mundo podem acompanhar a competição e torcer pelas brasileiras.
