A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou, nesta quarta-feira (5), a criação de duas novas competições internacionais para o futebol feminino: a Copa das Campeãs e o Mundial de Clubes Feminino. As novas competições visam fortalecer o crescimento da modalidade em todo o mundo, de acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

A Copa das Campeãs estreará em 2026, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, reunindo seis equipes. A competição ocorrerá em anos que não houver o Mundial de Clubes Feminino. A edição de 2027 está previamente agendada, entre 27 e 31 de janeiro, e a de 2029, entre 24 e 28 de janeiro.

O torneio reunirá equipes que venceram os torneios regionais, incluindo a Ásia, a Oceania, a África, a Europa, a América do Sul e a América do Norte e Caribe. As semifinais serão disputadas entre as equipes campeãs da Ásia e a Oceania, a Europa e as Américas.

Já o Mundial de Clubes Feminino estreará em 2028 com 16 times, divididos em quatro grupos. As equipes que avançam para a fase eliminatória serão compostas por equipes europeias, sul-americanas, africanas, asiáticas e CONCACAF. As demais três vagas serão distribuídas após partidas em uma fase preliminar, com equipes classificadas de cada confederação.

A FIFA busca fortalecer o crescimento do futebol feminino em todo o mundo e a CBF concorda com essa nova proposta. O anúncio é considerado um dia histórico para o futebol feminino, como observou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *