No último domingo (31), o Flamengo perdeu a oportunidade de ampliar sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Em vez disso, o Grêmio foi o time que se beneficiou, respirando um pouco mais aliviado na luta contra o rebaixamento. Os dois times empataram em 1 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada da competição.

Com esse resultado, o Flamengo seguiu na liderança, mas agora com 47 pontos, e pode terminar o fim de semana com apenas dois pontos de vantagem para o segundo colocado, dois a menos do que no início da rodada. Já o Grêmio, com 25 pontos, abriu um pouco mais de distância para as quatro últimas posições, a chamada zona de rebaixamento, que definirá os times que serão rebaixados para a Série B em 2026.

O primeiro tempo da partida foi dominado pelo Flamengo, mas o time carioca não conseguiu refletir seu domínio em gols. O Rubro-Negro finalizou mais vezes (oito a dois) e teve duas grandes chances de abrir o placar. Aos 40 minutos, o atacante Pedro obrigou o goleiro Tiago Volpi a fazer uma grande defesa. No lance seguinte, o camisa 9 encobriu o goleiro do Grêmio, mas o zagueiro Erick Noriega, estreante do dia, salvou a bola em cima da linha.

A pressão do Flamengo finalmente deu resultado aos sete minutos da etapa final, com o meia Giorgian De Arrascaeta. Ele tabelou com Pedro e finalizou rasteiro, no canto de Tiago Volpi. O uruguaio foi justamente o autor dos gols do triunfo flamenguista no primeiro turno, na Arena do Grêmio, por 2 a 0.

A vitória do Flamengo parecia controlada, mas, aos 37 minutos, o meia Cristian Pavón tentou cruzar pela direita e a bola desviou na mão do lateral Ayrton Lucas, dentro da área. A penalidade foi marcada e Tiago Volpi, goleiro tricolor, converteu a cobrança, deixando tudo igual no Maracanã. O Rubro-Negro pressionou, mas não retomou a dianteira no marcador.

Em outro jogo do sábado, o Santos recebeu o Fluminense na estreia do técnico Juan Pablo Vojvoda. As equipes não saíram do zero na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Alvinegro Praiano acumula 22 pontos, seis a menos que o time carioca. O Peixe, assim como o Grêmio, continua próximo da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor segue no meio da tabela.

A rodada começou no sábado (30), com três jogos. Na partida que abriu a 22ª rodada, o Juventude venceu o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, por 1 a 0. O gol do volante Luís Mandaca, nos acréscimos da etapa final, levou o time gaúcho a 21 pontos, iniciando o domingo fora da zona de rebaixamento. O Vozão permanece com 26 pontos.

No Estádio Nilton Santos, o Botafogo goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 1. Os volantes Danilo e Newton e os meias Álvaro Montoro e Jefferson Savarino marcaram para o Glorioso, enquanto o meia Jhon Jhon descontou para o Massa Bruta no Rio de Janeiro. O Alvinegro foi a 35 pontos e continua na zona de classificação para a Libertadores. Os paulistas, com 32 pontos, sofreram a nona derrota nos últimos dez jogos.

Outro mandante a vencer no sábado foi o Cruzeiro, que derrotou o São Paulo por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, com gol do meia Matheus Pereira. A Raposa se mantém na perseguição ao Flamengo, com 44 pontos. O Tricolor, que viu ruir uma invencibilidade de sete partidas no Brasileirão, segue com 32 pontos, na cola da zona de classificação para a Libertadores.

Esses resultados deixam o Campeonato Brasileiro ainda mais emocionais, com várias equipes brigando por posições na tabela. O Flamengo segue na liderança, mas precisa manter a consistência para garantir o título. Já o Grêmio e outras equipes precisam continuar lutando para evitar o rebaixamento. A competição segue com mais jogos comprometedores e cheia de-surpresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *