O judô brasileiro fez uma exibição impecável ao derrotar a seleção dos Estados Unidos por 4 a 0 no Desafio Mano a Mano, disputado no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A competição amistosa serviu como preparação para a estreia do Brasil no Grand Slam de Paris, que ocorrerá em fevereiro.
A brasileira Ketleyn Quadros, medalhista olímpica em Pequim 2008, abriu a competição na categoria até 63 kg e dominou o embate contra Emily Jaspe, garantindo a vitória após a adversária ser desclassificada após somar três punições dos juízes.
Em seguida, Rafael Macedo, do estado de São Paulo, levou a melhor sobre John Jayne na categoria até 100 kg, aplicando um ippon no adversário e garantindo o segundo trunfo do Brasil. Leonardo Gonçalves, também do estado de São Paulo, venceu seu duelo contra Geronimo Sauceo com um ippon.
A carioca Rafaela Silva, que subiu para a categoria até 63 kg após os Jogos de Paris 2024, cravou a quarta vitória do país, aplicando um ippon sobre Carrouth Karlle. Rafaela é uma das judocas mais bem-sucedidas do Brasil, tendo conquistado o ouro nos Jogos de Rio 2016 e sido bicampeã mundial em 2013 e 2022.
Com a vantagem do Brasil no placar, dois combates inicialmente programados foram cancelados: Jessica Pereira teria pela frente Angélica Delgado na categoria até 57 kg, e o novato Chrystian Silva lutaria com Christopher Velazco nos 60 kg.
O Desafio Mano a Mano foi uma oportunidade para os judocas brasileiros se prepararem para a estreia no Grand Slam de Paris, que abre o circuito mundial da Federação Internacional de Judô (IJF). A competição serviu como um teste para os atletas brasileiros, que podem se orgulhar de sua performance impecável contra a seleção dos Estados Unidos.
