A segunda-feira (7) foi marcada por importantes classificações de tenistas brasileiros no Torneio de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra. A primeira delas foi conquistada pela tenista Luisa Stefani, que, em parceria com a húngara Timea Babos, eliminou a dupla favorita formada pela australiana Ellen Perez com a ucraniana Lyudmyla Kichenok nas oitavas de final da chave de duplas femininas. A vitória por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, foi um grande feito para a dupla.
No mesmo dia, Stefani também avançou às semifinais das duplas mistas, jogando ao lado do britânico Joe Salisbury. Eles derrotaram a parceria do polonês Jan Zielinski com o taiwanês Su-Wei Hsieh, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/3. Com essa vitória, Stefani e Salisbury garantiram uma vaga na disputa pela final, que acontecerá nesta terça-feira (8), a partir das 13h (horário de Brasília).
A dupla enfrentará a chinesa Zhang Shuai e o salvadorenho Marcelo Arévalo, em uma partida que promete ser emocionante. Além disso, na quarta-feira (9), Stefani voltará à quadra ao lado de Babos para enfrentar outra dupla favorita, formada pela tcheca Katerina Siniaková e a norte-americana Taylor Townsend (cabeça de chave 1).
Infelizmente, a compatriota Beatriz Haddad Maia foi eliminada nas oitavas de final de duplas femininas, após a parceira Laura Siegemund (Alemanha) abandonar a disputa devido a uma lesão. Classificada às quartas de final da chave de simples, Siegemund decidiu priorizar o torneio individual e, nesta terça-feira (8), enfrentará a bielorrusa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo.
A segunda-feira também foi de despedida da dupla do gaúcho Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andrezzi, que foram eliminados nas oitavas de final pelos britânicos Julian Cash (12º) e Llyod Glasspool (10º), após perderem por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).
No entanto, o Brasil ainda tem representantes na competição. A parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos enfrentará a dupla do australiano Rinky Hijikata com o holandês David Pel, a partir das 7h desta terça-feira (8), por uma vaga nas semifinais. No último domingo (6), a dupla 100% brasileira garantiram vaga nas quartas ao derrotarem austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/5).
Essas classificações e desafios demonstram a força e a determinação dos tenistas brasileiros no Torneio de Wimbledon, um dos mais prestigiados eventos do tênis mundial. Com a presença de Stefani, Melo e Matos nas próximas rodadas, o Brasil ainda tem grandes chances de conquistar títulos e fazer história no esporte. Será interessante acompanhar os desdobramentos das partidas e torcer para que os brasileiros alcancem o sucesso em Wimbledon.
