Título: Marcelo Melo e Rafael Matos conquistam a primeira vitória 100% brasileira no Rio Open
Nessa madrugada de domingo (23), os tenistas brasileiros Marcelo Melo e Rafael Matos conquistaram a primeira vitória 100% brasileira na história do Rio Open, derrotando os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0 (6-2, 7-5) na final do torneio. Isso significa que o país conquistou a primeira vitória 100% de atletas da casa desde o início do campeonato, que começou em 2014.
Marcelo Melo, com 41 anos, se tornou o mais velho a vencer um título de duplas no Rio Open e também o bicampeão consecutivo. Ele havia sido o primeiro tenista brasileiro a ser campeão no Rio, ao lado de Nicolas Barrientos, um colombiano, em 2022. Nessa edição, Matos foi o companheiro de Melo na vitória.
A conquista de Melo é um marco importante na carreira do tenista, que foi número 1 do mundo nas duplas e vencedor de dois Grand Slams. Ele estava ansioso e emocionado ao conquistar o título, que é a segunda vez que ele vence o Rio Open, após anteriormente ter vencido em 2014 e 2023.
A final da chave de simples também foi realizada durante o dia, com o francês Alexandre Müller e o argentino Sebastián Báez se enfrentando. Báez, que é o atual campeão do torneio, tenta se tornar o primeiro tenista a vencer o Rio Open por duas vezes na chave de simples. Müller, que é o 60º do mundo, eliminou a sensação brasileira João Fonseca logo na estreia, mostrando que tem potencial para desconcertar o favorito.
O dia também foi marcado por um desafio amistoso entre tenistas brasileiros e argentinos, onde tenistas da ATP se juntaram a atletas do tênis em cadeira de rodas para jogar em formato de tie-break. A dupla brasileira, formada por João Fonseca e Daniel Rodrigues, enfrentou a lenda argentina Juan Martin Del Potro e Gustavo Fernández, e foi derrotada por 10 a 8.
