A seleção brasileira feminina de vôlei manteve sua invencibilidade na terceira e última rodada da primeira fase do Mundial de Vôlei em Chiang Mai, na Tailândia. Ao vencer Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/13 e 25/18, nesta terça-feira (26), as brasileiras garantiram a liderança do Grupo C, que também inclui Grécia e França.
Já classificadas para as oitavas de final na rodada anterior, o Brasil agora busca o título mundial inédito, após ter perdido a final para a Sérvia há dois anos. O próximo adversário da equipe, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, sairá do confronto entre República Dominicana e China, pelo Grupo F, que acontecerá nesta quarta-feira (27). O jogo das oitavas de final está programado para domingo (31), em horário a ser definido pelos organizadores.
Nesta terça-feira, as centrais Júlia Kudiess e Diana Duarte se destacaram em quadra, com as maiores pontuações: Júlia anotou 14 acertos (oito de ataque e seis de bloqueio) e Diana marcou 13 pontos (oito de ataque, quatro de bloqueio e um ace). As ponteiras Julia Bergmann e Gabi (capitã) também brilharam, com 11 e oito pontos, respectivamente.
“Concluímos o nosso primeiro objetivo, que era buscar a classificação em primeiro lugar do grupo nesta primeira etapa. Temos muita coisa para melhorar, principalmente nosso sistema defensivo, mas o time está focado e querendo melhorar a cada dia. Agora começa um campeonato diferente. Vamos para as oitavas de final, e sabemos que não será um jogo fácil. Mais do que pensar no adversário, temos que pensar na nossa evolução e na nossa agressividade. Queremos muito essa vaga nas quartas, e isso passa muito pela nossa atitude”, analisou Gabi.
O Mundial de Vôlei começou em 22 de agosto, com 32 seleções divididas em oito grupos com quatro equipes cada. Apenas as duas mais bem colocadas em cada chave avançam às oitavas de final. A partir desta fase, as seleções líderes enfrentarão as segundas colocadas, conforme o chaveamento prévio.
Nesta quarta-feira, além dos últimos jogos da chave F, também ocorrerá a definição dos classificados dos Grupos E, G e H. As oitavas de final serão disputadas entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F no domingo (31), às 7h.
A tabela das oitavas de final está da seguinte forma:
* Sexta-feira (29): Países Baixos x Segundo do H (Sérvia ou Japão), às 7h, e vencedor do Grupo H (Sérvia ou Japão) x Tailândia, às 10h30.
* Sábado (30): Itália x Segundo do G, às 7h, e vencedor do G (Alemanha ou Polônia) x Bélgica, às 10h30.
* Domingo (31): Brasil x Segundo do F (República Dominicana ou China), às 7h, e vencedor do F (República Dominicana ou China) x França, às 10h30.
* Segunda (1º de setembro): Estados Unidos x Segundo do E (Turquia ou Canadá), às 7h, e vencedor do E (Turquia ou Canadá) x Eslovênia, às 10h30.
O Brasil está determinado a conquistar o título mundial e fazer história no vôlei feminino. Com uma equipe forte e motivada, as brasileiras estão prontas para enfrentar os desafios que virão nas oitavas de final e além.
