Nesta sexta-feira (8), as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói apresentaram sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 a eleitores dos comitês olímpicos dos países do continente. O encontro foi realizado em Assunção, capital do Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, que reúne representantes dos 41 comitês das Américas.

A apresentação foi realizada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, que defendeu a candidatura das cidades fluminenses. La Porta destacou que, caso os jogos sejam realizados no estado do Rio de Janeiro, será intensificado o intercâmbio entre os países americanos para o desenvolvimento esportivo, por meio de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes.

“Nsossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031”, disse La Porta. Além disso, os prefeitos das duas cidades fluminenses também estavam presentes. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a cidade conta com ampla rede hoteleira e prevê uma parceria público-privada para a construção da vila pan-americana na zona portuária, junto ao centro.

“Junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto”, disse Paes. Já o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, declarou que os jogos terão forte legado para o continente e destacou que o esporte é uma forma de transformação social e integração.

A vice-prefeita de Niterói e medalhista olímpica de vela, Isabel Swan, acrescentou que a maior parte das instalações que serão usadas nos jogos já estão prontas. “Poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível”, disse Swan.

A comitiva da candidatura brasileira foi acompanhada por vários esportistas e personalidades do esporte, incluindo o diretor do comitê de candidatura do Pan Rio-Niterói 2031, Agberto Guimarães, medalhista pan-americano no atletismo; a secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, ex-atleta de basquete; a vice-presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno, Yane Marques; e o diretor-geral do COB, Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia.

Também estavam presentes como convidados o medalhista olímpico de vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, a medalhista de ouro no basquete Hortência Marcari; e o ex-nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história da competição, com 23 pódios.

A escolha da sede do Pan de 2031 se dará em assembleia da PanAm Sports marcada para outubro, em Santiago, no Chile. A capital paraguaia é a única concorrente da candidatura brasileira. A apresentação da candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói foi um importante passo para a conquista dos Jogos Pan-Americanos de 2031.

Com a apresentação, a comitiva brasileira buscou demonstrar a capacidade das cidades de sediar o evento e destacar os benefícios que ele trará para o esporte e para a região. Agora, é aguardar a decisão da PanAm Sports em outubro. Se a candidatura brasileira for aprovada, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói estarão prontas para receber os atletas e os torcedores de todo o continente para uma edição inesquecível dos Jogos Pan-Americanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *