As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói apresentaram ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) o dossiê de postulação para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Essa é a segunda etapa da candidatura conjunta das duas cidades, após terem oficializado a intenção através de uma carta de intenções entregue no início de dezembro.

Em um evento realizado na quinta-feira (16) no Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente do COB, Marco La Porta, participaram do encontro. Paes destaca o grande número de equipamentos esportivos que já estão disponíveis, muitos deles construídos para a preparação dos Jogos Olímpicos de 2016, e também mencionou a sintonia entre os dois municípios.

Já a prefeitura de São Paulo, que havia manifestado interesse em sediar o Pan 2031 desde 2023, desistiu e manifestou apoio à candidatura de Rio e Niterói. Em uma nota, elogiou a infraestrutura de ambas as cidades e lembrou os Jogos Olímpicos de 2016 sediados no Rio de Janeiro. A prefeitura paulista disse que seu objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Pan-Americanos venham para o Brasil.

A cidade que representará o Brasil na disputa internacional será escolhida pela assembleia do COB no dia 29 de janeiro, quando ocorrerá a defesa das candidaturas. A decisão final será tomada no âmbito da Panam Sports, entidade continental responsável pelos Jogos Pan-Americanos. A expectativa é de que a escolha seja anunciada em agosto. Até então, a única cidade que se coloca como concorrente de Rio e Niterói é Assunção, capital do Paraguai, que anunciou seu interesse em sediar o evento esportivo em dezembro.

Em resumo, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói apresentaram seu dossiê de postulação para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031,okitando experiências e infraestruturas já existentes. São Paulo, que havia manifestado interesse no evento, desistiu e manifestou apoio à candidatura de Rio e Niterói. A cidade que representará o Brasil na disputa internacional será escolhida em janeiro, e a expectativa é que a escolha seja anunciada em agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *