O jovem tenista carioca João Fonseca, atualmente ranqueado como número 65 do mundo, fez uma estreia impressionante no Torneio de Roland Garros, em Paris, França, o segundo Grand Slam da temporada. Nesta terça-feira, 27 de maio, ele conquistou uma vitória expressiva sobre o polonês Hubert Hurkacz, ex-top 10 e atual 28º no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2, após um confronto de 1 hora e 40 minutos.
Com essa vitória, Fonseca tornou-se o mais jovem tenista brasileiro a ganhar uma partida no saibro parisiense. Ele avançou para a segunda rodada do torneio, onde enfrentará o tenista francês Pierre-Hugues Hebert, de 34 anos, na próxima quinta-feira, 29 de maio, em um horário a ser definido pelos organizadores do torneio.
Essa vitória é especialmente significativa para Fonseca, pois interrompe uma sequência de desempenhos abaixo do esperado nos últimos torneios. Em abril, ele foi eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Madrid, na Espanha, e posteriormente foi derrotado na estreia do Challenger de Estoril, em Portugal. Já neste mês, ele foi eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália.
No início da temporada, Fonseca havia conquistado três títulos seguidos: o Challenger 125 de Canberra, na Austrália, em janeiro; o Challenger 175 de Phoenix, nos Estados Unidos, em março; e o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, que foi o mais importante título da carreira profissional do jovem tenista até então.
Outro destaque brasileiro no torneio foi Beatriz Haddad Maia, atualmente ranqueada como número 23 do mundo. No entanto, ela foi eliminada na estreia do torneio de simples, após uma partida de reviravoltas contra a norte-americana Hailey Baptiste, que terminou com a vitória da adversária por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1, após 2 horas e 17 minutos de jogo. Bia Haddad Maia voltará à quadra na quarta-feira, 28 de maio, para disputar a primeira rodada do torneio de duplas femininas, ao lado da alemã Laura Siegemund.
Além disso, outras cinco duplas brasileiras estarão em ação na quarta-feira, 28 de maio. A dupla formada pela paulista Luisa Stefani e a húngara Timea Babos, recente campeã do WTA 500 de Estrasburgo, enfrentará a dupla da chinesa Xu Yfan e a ucraniana Anhelina Kalinina. Já as duplas masculinas brasileiras também iniciarão suas participações no torneio de duplas, com partidas programadas para a mesma data.
Os confrontos programados para as duplas brasileiras são os seguintes:
– 6h: Fernando Robolli e John-Patrick Smith (Austrália) x irmãos Stefanos e Petros Tsitsipas (Grécia)
– 8h20: Rafael Matos e Marcelo Melo x Manuel Guinard (França) e Romain Ameodo (Principado de Mônaco)
– 8h50: Marcelo Demoliner e Nicolas Jarry (Chile) x Sander Arends (Holanda) e Luke Johnson (Reino Unido)
Essas partidas prometem ser emocionais e decisivas para os tenistas brasileiros, que buscam avançar nas competições e conquistar novos títulos em solo francês.
