O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está se preparando para a segunda edição do Festival Paralímpico em 2025, que ocorrerá neste sábado (20), em 105 locais de 26 estados do país e do Distrito Federal. O evento, nomeado Festival Loterias Caixa, tem como objetivo reunir mais de 20 mil pessoas com idades entre sete e 23 anos para participar de atividades de vivência no esporte adaptado.

As inscrições para as atividades no Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), localizado na zona sul de São Paulo, ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até às 23h59 desta sexta-feira (19) por meio de um formulário digital. Já nas outras 104 sedes, o cadastro ocorreu em horário comercial, diretamente nos locais.

Cada núcleo apresentará várias modalidades esportivas adaptadas, utilizando equipamentos específicos. No CT Paralímpico, por exemplo, os esportes que poderão ser praticados são atletismo, badminton e vôlei sentado. A estrutura é frequentemente utilizada para a preparação dos principais atletas paralímpicos do país.

De acordo com o CPB, crianças, jovens e adultos que atendam à faixa etária do Festival também podem participar, com inscrições limitadas a 20% do público total. O evento antecede o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (21), e o Dia do Atleta Paralímpico, comemorado na próxima segunda-feira (22).

“O objetivo do Festival é provocar a criança a fazer atividade física. Então, quanto mais crianças nós atingirmos, melhor”, disse Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB. O Festival Paralímpico ocorre desde 2018 e, a partir de 2023, passou a ter duas edições anuais. A primeira edição deste ano foi realizada em junho, em 125 cidades do país, e reuniu mais de 27 mil inscritos, um recorde desde a criação do evento.

A segunda edição do Festival Paralímpico em 2025 promete ser um evento emocionante e inclusivo, oferecendo oportunidades para que pessoas de todas as idades e habilidades experimentem o esporte adaptado. Com a participação de mais de 20 mil pessoas, o evento tem o potencial de inspirar e motivar as crianças a se envolverem em atividades físicas e esportivas, promovendo uma vida mais saudável e ativa.

Além disso, o Festival Paralímpico é uma oportunidade importante para promover a conscientização e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Ao oferecer atividades esportivas adaptadas e acessíveis, o evento busca superar as barreiras e estereótipos que frequentemente surrounds as pessoas com deficiência, mostrando que elas também podem participar e se destacar emVarious esportes e atividades.

Em resumo, o Festival Paralímpico é um evento importante que busca promover a inclusão, a conscientização e a participação das pessoas com deficiência em atividades esportivas e físicas. Com a segunda edição em 2025, o evento promete ser um sucesso, inspirando e motivando as crianças e jovens a se envolverem em esportes e atividades saudáveis, e promovendo uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *