A seleção feminina de rugby sevens do Brasil, mais conhecida como Yaras, conseguiu uma vitória importante contra a China na quinta etapa do circuito mundial 2024/25, realizado em Hong Kong. A derrota para os Estados Unidos por 31 a 12 não impediu que as Yaras voltassem a campo com energia e disposição, e obtenham uma vitória de 22 a 7 contra a China.
As Yaras começaram o dia com uma derrota inesperada para os EUA, mas isso não as impediu de melhorar o seu desempenho na segunda partida. Com a treinadora neozelandesa Crystal Kaua no comando desde cinco meses, as atletas brasileiras mudaram seu estilo de jogo e focaram nos detalhes pequenos para-obterem um resultado positivo.
A vitória diante da China foi mais do que importante para as Yaras, pois agora elas têm a oportunidade de garantir uma vaga nas quartas de final do circuito. Como o circuito só inclui as oito melhores seleções do mundo, as Yaras precisam da vitória para ter uma chance de chegar às quartas de final e disputar o título mundial.
A seleção brasileira, que atualmente é a nona do mundo, não deixa de ser um exemplo de evolução e melhoria desde que Crystal Kaua assume o comando. As atletas brasileiras têm se esforçado para construir uma identidade de equipe e melhorar seu desempenho.
As Yaras estão no grupo A do circuito, junto com a China, EUA e Nova Zelândia. As partidas da chave B contarão com a França, Grã-Bretanha e Irlanda, e o Grupo C inclui Austrália, Canadá, Espanha e Japão. Somente as duas melhores equipes de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas se classificarão para as quartas de final.
A sexta e última etapa classificatória ocorrerá entre 5 e 6 de abril, em Singapura. A expectativa é alta para as Yaras, que podem chegar às quartas de final do circuito e disputar o título mundial.
