Resumo para 600 palavras em português brasileiro:

A seleção brasileira de basquete feminino, sob o comando da técnica norte-americana Dana “Pokey” Chatman, começará o ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028 enfrentando dois times da Women’s National Basketball Association (WNBA), a principal liga de basquete feminino nos Estados Unidos. Em maio, a equipe brasileira fará amistosos contra o Indiana Fever, que tem a armadora Caitlin Clark entre seus jogadores, e o Chicago Sky, que contém a atacante Angel Reese, uma das principais jogadoras da liga.

A coach Chatman, que treinou times da WNBA por mais de uma década, descreveu essa oportunidade como “imensa para o nosso time competir contra algumas das melhores atletas do mundo”. Essas experiências de alto nível ajudarão a equipe no processo de alcançar grandes resultados.

A equipe do Chicago Sky contém a pivô mineira Kamilla Cardoso, que está prestes a começar a segunda temporada na liga norte-americana, após conquistar dois títulos da NCCA pelo South Carolina. Além disso, a ala-pivô paulista Damiris Dantas também acumula passagens pela liga, tendo sido campeã mundial nas categorias de base e titular da seleção nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016. No entanto, apenas Kamilla ou Damiris poderão defender a Seleção Brasileira em um dos dois amistosos, pois o regulamento da WNBA não permite que atletas contratadas por franquias enfrentem seus próprios times.

Esses amistosos, denominados “Tour Brasil na W”, fazem parte do planejamento da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que busca oferecer maior experiência internacional para a seleção durante o ciclo olímpico.

“Estamos em uma nova fase e trabalhando muito para que seja um ciclo vitorioso para o basquete feminino, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das nossas atletas e conquistar a classificação para as principais competições”, disse Bruno Valentin, diretor técnico da seleções da CBB.

O calendário prevê dois amistosos nos Estados Unidos: o Brasil x Chicago Sky, em Louisiana, em 2 de maio, às 16h, e o Brasil x Indiana Fever, em Iowa City, em 4 de maio, às 14h. Essa é uma oportunidade única para a Seleção Brasileira de Basquete Feminino competir contra equipes de alto nível, enfrentar desafios e se preparar para os principais eventos do basquete feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *