A brasileira Tatiana Weston-Webb anunciou, na última quinta-feira (27), que vai se afastar das competições de surfe até o final do ano para cuidar da saúde mental. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a surfista explicou os motivos para tomar essa decisão. Com apenas 28 anos, Tatiana ocupa a 17º posição no ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL) após as três primeiras etapas do circuito mundial.

A surfista disse que, após dois ciclos Olímpicos e 10 anos no circuito mundial sem perder um evento, sentiu um “pouquinho de desgaste emocional e físico”. Ela flagrou esses sinais e decidiu olhar mais atento para sua saúde emocional. Tatiana acredita que cuidar do seu próprio bem-estar é essencial para honrar a paixão que tem pelo surfe e continuar competindo em alto nível no futuro.

A surfista falou sobre a importância de falar sobre a saúde mental e emocional no esporte. “Mostrar vulnerabilidade não nos torna menos fortes. Pelo contrário, nos torna mais humanos e mais conectados. E também nos possibilita alcançar nosso melhor potencial dentro e fora das competições.” Ela também disse que a pausa não é o fim, mas um recomeço, e que, com o apoio de todos, voltará ao mar mais forte.

Tatiana teve um sucesso impressionante no ano passado, quando conquistou a prata nos Jogos de Paris, a primeira medalha para o surfe feminino do Brasil. A surfista é filha de mãe brasileira e pai britânico e nasceu em Porto Alegre, mas se mudou com os pais para o Havaí, Estados Unidos, ainda muito pequena. Ela cresceu na ilha de Kauai e defendia o Havaí nas competições de surfe. No entanto, em 2018, resolveu defender as cores do Brasil.

A surferista é uma das principais do Campeonato Mundial de Surfe e, no ano passado, terminou o campeonato na terceira posição. A decisão de Tatiana de se afastar das competições é um exemplo de como a priorização da saúde mental é essencial para os atletas, e serve como um alerta para os demais para que também cuidem de sua mentalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *