A seleção brasileira masculina de vôlei está pronta para iniciar sua campanha pelo bicampeonato na Liga das Nações de Vôlei (LNV) nesta quarta-feira (11). O técnico Bernardinho definiu os 14 jogadores que estarão em quadra para a estreia contra o Irã, às 17h30, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Devido a uma lesão no ombro, o ponteiro e capitão Lucarelli não jogará esta primeira semana do torneio. A faixa de capitão será assumida pelo central Flávio Gualberto, campeão italiano pelo Trentino. O primeiro título brasileiro na LNV foi conquistado em 2021, quando a equipe era comandada pelo técnico Renan Dal Zotto.
A seleção passa por um processo de renovação após o fiasco na Olimpíada de Paris, onde os brasileiros não avançaram às quartas de final. Para essa primeira competição internacional da temporada, Bernardinho convocou 30 jogadores, sendo 20 deles atuando no Brasil e destacando-se na Superliga 2025.
Destaque para o ponteiro Adriano Xavier, que anotou 445 pontos para o Campinas, atual vice-campeão, e está no top 10 dos jogadores mais efetivos no torneio. Outros jogadores que se destacaram foram o central Judson, terceiro melhor bloqueador da Superliga, e o oposto Darlan, que foi o atleta que mais somou pontos de saque na Superliga.
A seleção contará com os líberos Maique e Douglas Pureza, que estão no top 3 da Superliga, além de Filipinho e Alê Elias. Outros dois jogadores que brilharam pelo Cruzeiro, campeão da Superliga, também foram chamados: o levantador Matheus Brasília e o oposto Opperkoski.
O time pode variar ao longo da fase preliminar, com Bernardinho relacionando 14 jogadores e quatro reservas a cada semana. A estreia contra o Irã contará com os levantadores Cahopa e Brasília, os opostos Darlan e Sabino, os ponteiros Adriano, Honorato, Lukas Bergmann, Maicon e Arthur Bento, os centrais Judson, Thiery e Flávio, e os líberos Maique e Alê Elias.
A Liga das Nações de Vôlei reúne as 18 melhores seleções do mundo na fase preliminar, com 15 rodadas. Apenas as oito primeiras colocadas avançarão às quartas de final, com a China tendo vaga assegurada no mata-mata da LNV por sediar a fase final da competição.
Os jogos do Brasil na Liga das Nações de Vôlei Masculino serão:
* 11 de junho: Brasil x República Islâmica do Irã – 17h30 – Rio de Janeiro
* 12 de junho: Brasil x Cuba – 17h30 – Rio de Janeiro
* 14 de junho: Ucrânia x Brasil – 10h – Rio de Janeiro
* 15 de junho: Brasil x Eslovênia – 10h – Rio de Janeiro
* 25 de junho: Canadá x Brasil – 18h – Chicago, Estados Unidos
* 26 de junho: Brasil x República Popular da China – 18h – Chicago, Estados Unidos
* 28 de junho: Brasil x Itália – 18h – Chicago, EUA
* 29 de junho: Brasil x Polônia – 18h – Chicago, EUA
* 16 de julho: Argentina x Brasil – 00h – Chiba, Japão
* 18 de julho: Brasil x Japão – 7h20 – Chiba, Japão
* 19 de julho: Turquia x Brasil – 3h30 – Chiba, Japão
* 20 de julho: Alemanha x Brasil – 2h30 – Chiba, Japão
A seleção brasileira busca o bicampeonato e precisa de uma campanha sólida para avançar às quartas de final e disputar o título. Com um time renovado e talentoso, os brasileiros estão prontos para enfrentar os desafios da Liga das Nações de Vôlei.
