A Prefeitura de São Paulo vai retomar a Operação Altas Temperaturas a partir desta quarta-feira (22), devido às temperaturas ultrapassando os 30 graus Celsius (ºC). Para ajudar a população vulnerável, tendas serão montadas em áreas de grande circulação, onde orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) prestarão atendimento e farão busca ativa nas ruas para oferecer acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial.
As dez tendas estarão distribuídas em pontos de grande circulação de pessoas em situação de rua, nos endereços da Região Central, Sul, Norte, Leste e Oeste da cidade. Além disso, atendimento com orientação aos donos de animais de estimação sobre como atentar à situação de seus animais também será oferecido.
A cidade de São Paulo registra temperaturas acima de 30 graus desde o final de semana, com temperatura média acima dos 28 graus registrada no começo dessa noite. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de aumento de temperatura na capital paulista, com picos em 34ºC.
O estado de São Paulo também está alerta para altas temperaturas e ventos intensos, com possibilidade de chuvas fortes. A Defesa Civil estadual registrou temperatura na casa dos 38ºC em Santos, no litoral sul. Todo o estado tem alerta vigente para altas temperaturas e ventos intensos, e a Defesa Civil recomenda atenção à saúde, com cuidados como constante hidratação ao longo do dia e evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
Além disso, é importante evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia, ter uma alimentação leve e escolher alimentos frescos, como frutas, saladas e com alto teor de água. Atenção redobrada deve ser dada com crianças e idosos, pois eles são mais vulneráveis ao calor.
A população é convidada a se proteger do calor e a buscar atendimento em caso de necessidade.
