A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou portaria designando os representantes da sociedade civil que irão integrar o Comitê de Participação, Diversidade e Inclusão (Cipadi). O Cipadi é parte da retomada da participação social na empresa pública, responsável por Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Agência Brasil e TV Brasil.
Foram indicados 11 representantes da sociedade civil e 5 representantes das emissoras da Rede Pública de Comunicação, com seus respectivos suplentes. Esses representantes foram eleitos em votação online no mês de novembro. O Cipadi terá como objetivo acompanhar as diretrizes das emissoras públicas em relação à participação, diversidade e pluralidade de ideias, além de propor e realizar audiências e consultas públicas.
O Cipadi é parte do Sistema de Participação Social da EBC, que também prevê o Comitê Editorial e de Programação, cujos membros ainda precisam ser nomeados pelo presidente Lula. Esse órgão surgiu de um grupo de trabalho que reuniu representantes da sociedade, da EBC e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que desenharam novos instrumentos de participação na comunicação pública.
Ramênia Vieira, do Coletivo Intervozes e uma das representantes eleitas para o Comitê, destaca a responsabilidade da primeira gestão do Cipadi. “Creio que, nesse primeiro momento, o Cipadi e os representantes do Cipadi, têm uma grande responsabilidade e um compromisso com a sociedade. É uma oportunidade de contribuir para que a comunicação pública seja realmente democrática, diversa e plural. E a EBC tem um papel fundamental nessa promoção de uma mídia que represente, realmente, o povo brasileiro em toda a sua diversidade”.
A EBC foi criada em 2007 como responsável pelo sistema público federal de comunicação. No entanto, em 2016, o presidente Michel Temer publicou medida provisória que extinguiu o Conselho Curador da EBC, órgão responsável por zelar pelos princípios da comunicação pública. Agora, os novos comitês são a retomada da participação social.
Por enquanto, não há data para a posse dos integrantes e o início de funcionamento do Comitê de Participação, Diversidade e Inclusão da EBC.
