A gastronomia é um tema recorrente na obra do escritor Jorge Amado, especialmente em suas histórias que se passam na Bahia. Os personagens são frequentemente retratados preparando e apreciando pratos típicos baianos, como o acarajé, o vatapá, as moquecas e os carurus. A comida é um espaço de comunhão, de relacionamentos, de prazeres, de histórias e de tradições.

A escritora Paloma Jorge Amado, filha de Jorge Amado, afirma que a comida é fundamental na vida das pessoas e que os personagens da obra de seu pai refletem essa importância. Ela também destaca que a comida é um ato de amor, como a mãe que leva o bebê para o peito e mostra que comer tem a ver com aconchego, carinho e o que existe de mais profundo.

Durante suas pesquisas para os livros, Paloma se deparou com a personagem Mariana, da trilogia Os Subterrâneos da Liberdade, que aborda a ditadura militar no Brasil. E um trecho do livro chamou sua atenção. A Mariana tem um encontro com um dirigente comunista, um homem baiano, e ele pergunta se ela já comeu um vatapá. A cena é uma demonstração da saudade que Jorge Amado sentia por sua terra natal, a Bahia, onde ele viveu por muitos anos.

Para celebrar a reinauguração da Fundação Casa de Jorge Amado, que passou por uma reforma e reabriu ao público, o Pelourinho está recebendo o Festival Uma Casa de Palavras. A iniciativa apresenta uma programação musical e também uma feira gastronômica, chamada de Merendas de Dona Flor, que é realizada até este sábado no Largo do Pelourinho. A feira apresenta comidas inspiradas na obra de Jorge Amado, como o acarajé, e é produzida e vendida por moradores do Centro Histórico, valorizando os saberes e fazeres da comunidade.

Algumas das delícias presentes nos romances de Jorge Amado, como o acarajé, ficam à disposição do público nas barracas montadas em frente à fundação. A barraquinha de Dona Dica, que vende seus deliciosos acarajés há 30 anos na frente da fundação, é um exemplo disso. Sua barraquinha está sempre cheia e os acarajés são muito elogiados por aqueles que param em sua barraquinha.

O Festival Uma Casa de Palavras terminará neste sábado e promove também atrações musicais, como o show de Gerônimo hoje e o show do PUMM-Por Um Mundo Melhor no sábado, com uma programação especial para o público infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *