Este texto resume a história de várias datas importantes em 15 a 21 de dezembro de 2024, destacando temas como economia solidária, preservação da Amazônia, direitos humanos, cultura e muito mais.
Em 15 de dezembro, o Dia Nacional da Economia Solidária é celebrado, que visa promover a cooperação, inclusão social e justiça econômica. A prática é defendida por economistas como alternativa para enfrentar a crise econômica.
Também em 15 de dezembro, é celebrado o nascimento de Chico Mendes, um ecologista que lutou pela preservação da Amazônia e foi assassinado em 1988. Seu legado foi tema de várias reportagens e programas de TV.
Em 16 de dezembro, o Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado, em homenagem a Oscar Niemeyer, considerado um dos principais arquitetos modernos. Sua obra inclui projetos como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.
Em 17 de dezembro, os Estados Unidos e Cuba anunciam o reatamento de suas relações diplomáticas, após 53 anos de afastamento.
Em 18 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes é celebrado, com o objetivo de promover a solidariedade e o respeito aos direitos humanos dos migrantes.
Em 20 de dezembro, é celebrado o nascimento de Altamiro Carrilho, um flautista brasileiro que foi descoberto na Rádio Nacional no início da carreira. Sua obra inclui mais de 200 composições e mais de 100 discos, ajudando a difundir o Choro como gênero essencial da música brasileira.
Outras datas importantes incluem a estreia do filme clássico “E o vento levou”, a morte do músico de jazz Glenn Miller e a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), entre outras.
No dia 21 de dezembro, é celebrado o Dia do Solstício de Verão no Hemisfério Sul.
