Conhecemos um dia que tem especial significado para a democracia: é o dia em que as mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil, estabelecido pelo Código Eleitoral em 24 de fevereiro de 1932. Esse conquista foi precedida de décadas de mobilização, e muitas mulheres que lutaram pelo direito foram ridicularizadas e desqualificadas pela sociedade machista da época. Atualmente, as mulheres são maioria no eleitorado brasileiro, compouna 53% dos eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, também é dia que alerta para a importância da conscientização sobre as doenças raras, celebrado em 28 de fevereiro. A data reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre as peculiaridades e desafios enfrentados pelos pacientes e por suas famílias. São consideradas doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas em cada grupo de cem mil indivíduos.
Outra data importante é o 1º de março, o Dia Mundial da Zero Discriminação, criado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS). A data é dedicada a combater o preconceito contra pessoas soropositivas, por causa de idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, saúde, localização geográfica, situação econômica ou de migração, ou por qualquer outro motivo.
O início de março também marca o fim de duas importantes guerras na história do Brasil: a Guerra do Paraguai e a Guerra dos Farrapos. A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América Latina, e a Guerra dos Farrapos foi uma revolta que durou dez anos e foi caracterizada por uma série de motins e insurreições contra o governo central brasileiro.
Para concluir, o início de março não é lembrado apenas por guerras. Também tem festa. A cidade do Rio de Janeiro completa 460 anos, fundada em 1º de março de 1565 pelo militar e explorador português Estácio de Sá.
Por fim, aproveitando que começamos esta edição com a conquista do voto pelas mulheres, vamos encerrar abordando o protagonismo feminino nas artes. Eentre os temas que envolvem a data de 1º de março, a fundação do Rio de Janeiro, a morte da ator cômico, escritor e realizador inglês Arthur Stanley Jefferson, o Stan Laurel, e o nascimento do compositor alemão, naturalizado cidadão britânico Georg Friedrich Händel (HAENDEL).
